Triglicerídeos e Doença cardiovascular

Na edição de 24 de maio de 2010 da revista Circulation há uma declaração científica intitulada Triglicerídeos e Doença Cardiovascular: Uma Declaração Científica da American Heart Association por Michael Miller, Neil J. Stone, Christie Ballantyne, et al. que assim começa: "Uma associação de longa data existe entre níveis elevados de triglicerídeos e doença cardiovascular (DCV). Contudo, até que ponto os triglicerídeos promovem diretamente a DCV ou representam um biomarcador de risco vem sendo debatido há 3 décadas. Com este propósito, 2 conferências de consensos de Institutos Nacionais de Saúde avaliaram o papel de prova dos triglicerídeos na avaliação de risco cardiovascular e ofereceram recomendações terapêuticas para estados hipertrigliceridêmicos. Desde 1993, novas percepções surgiram em face à aterogenicidade de lipoproteínas ricas em triglicerídeos, reguladores genéticos e metabólicos do metabolismo dos triglicerídeos, e classificação e tratamento da hipertrigliceridemia.

"Esta declaração complementará as recentes declarações científicas da American Heart Association a respeito de obesidade infantil e em adolescentes e a ingestão dietária de açúcar ao enfatizar estratégias eficazes de estilos de vida projetadas de forma a baixar os níveis de triglicerídeos e melhorar a saúde cardiometabólica geral. Ela não se propõe a servir como uma diretriz específica mas será de grande valor para o Painel de Tratamento Adulto IV (ATP IV) do Programa Nacional de Educação sobre Colesterol, do qual resultarão diretrizes baseadas em evidências. Os tópicos a serem abordados incluem epidemiologia e risco de DCV, diferenças étnicas e raciais, determinantes metabólicos, determinantes genéticos e familiares, correlatos de fatores de risco, e efeitos relativos a nutrição, atividade física, e medicações lipídicas."
Para a revisão completa, clique aqui.

Circulation 123(20):2292-2333 © 2011 American Heart Association. Triglycerides and Cardiovascular Disease: A Scientific Statement From the American Heart Association. Michael Miller, Neil J. Stone, Christie Ballantyne, et al.
Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: triglicerídeos, lipoproteína, risco cardiovascular, epidemiologia, nutrição, exercícios, revisão clínica. Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio Publicado em Global Family Doctor 12 de julho de 2011