AAS e sinvastatina são úteis no tratamento da hipertensão arterial pulmonar?

 Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP) traz significantes morbidades e mortalidade, e pode ser um desafio de se tratar. Estes pesquisadores americanos pesquisaram sobre a aspirina e sinvastatina no tratamento de HAP através de um ensaio duplo cego randomizado, com controle de placebo 2×2 fatorial. Pacientes com HAP foram recrutados de 4 locais, e medicados com 81 mg de aspirina ou placebo combinado e 40 mg sinvastatina ou placebo combinado. A distäncia de 6 minutos de caminhada foi medida em 6 meses.
Os pesquisadores descobriram que: “Sessenta e cinco indivíduos foram randomizados quando o teste foi finalizado pelo Conselho de Segurança e Monitoramento de Dados (Data Safety and Monitoring Board) após uma análise interina mostrar futilidade em alcançar o ponto final primário para sinvastatina. Após ajuste para uma linha de base de distância de 6 minutos, não havia diferença significativa entre caminhadas de 6 minutos de distância aos 6 meses entre aspirina (n=32) e placebo (n=33, diferença corrigida do placebo -0,5 m) ou entre sinvastatina (n=32) e placebo (n=33, diferença corrigida do placebo -27,6 m). Houve uma maior tendência a episódios de sangramento com aspirina do que com placebo (4 eventos contra 1 evento, respectivamente).”
Os pesquisadores concluíram que: “Nem a aspirina nem a sinvastatina têm efeito significantivo em testes de caminhadas de 6 minutos de distância, embora os pacientes randomizados com sinvastatina tenderem a realizar uma caminhada de 6 minutos mais baixa aos 6 meses. Estes resultados não apóiam o tratamento de rotina de pacientes com HAP com estes medicamentos.”

Este ensaio clínico randomizado não encontrou benefícios com AAS ou sinvastatina para HAP

Para o artigo completo, clique aqui.

Circulation 123(25):2985-2993, 28 de junho de 2011 © 2011 American Heart Association, Inc.
Randomized Clinical Trial of Aspirin and Simvastatin for Pulmonary Arterial Hypertension: ASA-STAT. Steven M. Kawut, Emilia Bagiella, David J. Lederer, et al. Correspondência para Steven M. Kawut: kawut@upenn.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: hipertensão arterial pulmonar, HAP, aspirina, sinvastatina, tratamento, teste de controle randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 26 de julho de 2011