Gravidade da depressão e comprometimento no nível de trabalho

A depressão traz um grande custo, em parte devido a perda de produtividade entre aqueles que sofrem. Estes pesquisadores americanos desejavam comparar a gravidade da depressão com a quantidade de comprometimento no trabalho. Aos participantes da iniciativa do DIAMOND (Depression Improvement Across Minnesota: Offering a New Direction) que haviam iniciado a pouco tempo o uso de antidepressivos foram administrados o Questionário de Saúde do Paciente 9–item da tela (PHQ-9) e o questionário de Produtividade no Trabalho e Comprometimento de Atividade (WPAI) .
Os pesquisadores relataram que: “Nõs analisamos os dados de 771 pacientes que relataram estar atualmente empregados. Modelos de ajuste linear geral para estados de saúde e demográficos mostraram um relacionamento significativamente linear e monotônico entre sintomas de gravidade de depressão e perda da produtividade. Em cada aumento de 1 ponto na pontuação do PHQ-9, pacientes experimentaram uma perda de produtividade média adicional de 1,65%. Até os sintomas de depressão em níveis menores foram associados com decréscimos em funções profissionais. Empregos com posições de período integral contra empregos de meio período e autopercepção de saúde regular ou ruim contra saúde boa, muito boa ou excelente também foram associados com perda da produtividade.”
Os pesquisadores concluíram que: “Este estudo mostra um relacionamento entre a gravidade dos sintomas da depressão e a função profissional, e sugere que mesmo os menores níveis de depressão estão associados com a perda da produtividade. Empregadores podem achar muito benéfico investir em tratamentos efetivos de empregados deprimidos durante a continuidade da gravidade da depressão.”

Os sintomas da depressão, mesmo em níveis menores, estão linearmente ligados à perda de produtividade no trabalho.

Para o artigo completo, clique aqui.

Annals of Family Medicine 9(4):305-311, julho de 2011 © 2011 Annals of Family Medicine, Inc. Severity of Depression and Magnitude of Productivity Loss. Arne Beck, A. Lauren Crain, Leif I. Solberg, et al. Correspondência para Arne Beck, PhD,: arne.beck@kp.org
Categoria: P. Psicológica. Palavras-chave: depressão, gravidade, produtividade, trabalho, comprometimento, exame, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicada em Global Family Doctor 26 de julho de 2011