Intervenção alimentar intensa no começo do DM2 (Diabetes Mellitus tipo 2) pode melhorar o controle glicêmico

Mudanças no estilo de vida logo após o diagnóstico pode melhorar resultados em pacientes com diabetes mellitus tipo 2, mas não existem grandes estudos comparando estas intervenções. Os pesquisadores do Reino Unido investigaram os efeitos da dieta e da atividade física na pressão sanguínea e concentração glicemica. Eles fizeram um estudo randomizado, controlado no sudoeste da Inglaterra em adultos com idade entre 30 e 80 anos nos quais a diabete tipo 2 houvesse sido diagnosticada entre 5 a 8 meses antes. Os participantes foram atribuídos cuidados habituais (consulta alimentar inicial e consulta a cada 6 meses; grupo controle), e os de intervenção alimentar intensiva (consulta alimentar a cada 3 meses com apoio mensalda enfermagem), ou o último acrescido de um programa de atividades baseado em um podômetro, em uma escala de 2:5:5. Dos 593 indivíduos selecionados, a 99 foram atribuídos os cuidados habituais, a 248 o regime alimentar, e a 246 a dieta mais atividades. Os dados sobre os resultados estavam disponíveis para 99% e 98% dos participantes aos 6 e 12 meses, respectivamente.
Aos 6 meses, o controle glicêmico havia piorado no grupo controle (média inicial HbA1c porcentagem 6,72 e aos 6 meses, 6,86) mas melhorou no grupo de dieta (linha de base ajustada com diferença de HbA1c-0,28%) e o grupo de dieta mais atividade (-0,33%). Estas diferenças continuaram até 12 meses, apesar de menor uso de medicamentos para diabetes. Também foram observadas melhorias no peso corporal e resistência insulinica entre os grupos controle e intervenção. A pressão arterial foi semelhante em todos os grupos.
Os pesquisadores concluíram: “Uma intervenção alimentar intensa logo após o diagnóstico pode melhorar o controle glicêmico. A adição de uma intervenção de atividades não conferiu benefícios adicionais.”

Seria interessante saber se a mesma intervenção seria útil mais tarde após o diagnóstico.

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet 378(9786):129-139, 9 de julho de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Diet or diet plus physical activity versus usual care in patients with newly diagnosed type 2 diabetes: the Early ACTID randomised controlled trial. RC Andrews, AR Cooper, AA Montgomery et al. Correspondência para Rob Andrews: rob.andrews@bristol.ac.uk

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: dieta, atividade física, diabete tipo 2, ensaio randomizado,Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicada em Global Family Doctor 29 de julho de 2011.