Nesiritide ineficaz para insuficiência cardíaca aguda

Nesiritide é aprovada nos Estados Unidos para alívio inicial de dispnéia em pacientes com insuficiência cardíaca aguda. Meta-análises precedentes levantaram questões em relação a toxicidade renal e a mortalidade associada com este agente. Os investigadores dos EUA designaram aleatoriamente 7141 pacientes que foram hospitalizados com insuficiência cardíaca aguda para receber nesiritide ou placebo por 24 a 168 horas em adição ao tratamento padrão. Os parâmetros primários foram as mudanças na dispnéia em 6 e 24 horas, como medido em uma escala Lickert de 7 pontos, e o parâmetro composto de re-internação para insuficiência cardíaca ou morte dentro de 30 dias.
Eles descobriram que: "Pacientes designados randomizados para a nesiritide, em comparação com aqueles designados para o placebo, relataram com mais freqüência dispnéia acentuada ou moderadamente melhorada em 6 horas (44,5% vs 42,1%) e 24 horas (68,2% vs. 66,1%), mas o nível pré-especificado de significância não foi atingido. A taxa de re-internação por insuficiência cardíaca ou morte de qualquer causa dentro de 30 dias foi de 9,4% no grupo de nesiritide contra 10,1% no grupo de placebo (NS). Não houve diferenças significativas nas taxas de mortalidade de qualquer causa aos 30 dias (3.6% com nesiritide contra 4,0% com placebo) ou taxas de agravamento da função renal, definido por mais que 25% de diminuição da taxa de filtração glomerular (31,4% contra 29,5% (NS)."
Os autores concluíram que: "A nesiritide não foi associada a um aumento ou diminuição na taxa de mortalidade e re-internação e teve um pequeno, efeito não significativo na dispnéia quando usada combinada com outras terapias. Não foi associada com agravamento da função renal, mas foi associada com um aumento nas taxas de hipotensão. Com base nestes resultados, a nesiritide não pode ser recomendada para uso de rotina pela população geral de pacientes com insuficiência cardíaca."

No geral, não é um tratamento útil.

Para o artigo completo, clique aqui.

N Engl J Med 365:32-43, 7 de julho de 2011 © 2011 para Massachusetts Medical Society
Effect of Nesiritide in Patients with Acute Decompensated Heart Failure. C.M. O’Connor, R.C. Starling, A.F. Hernandez, et al. Correspondência para Dr. O’Connor: oconn002@mc.duke.edu

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: nesiritide, insuficiência cardíaca aguda, dispnéia, re-internação, teste de controle randomizado, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 26 de julho de 2011