Preocupação quanto ao uso de AINEs na comunidade

 Medicamentos antiinflamatórios não esteróides (AINE) são uma causa comum de relatos de efeitos colaterais adversos. Este estudo descreve a prevalência do uso de antiinflamatórios não esteróides (AINE) (que não seja aspirina de baixa dose) e a presença de contra-indicações relativas coexistentes ao uso dos AINE e condições crônicas em uma amostra representativa de população. Foram analisados dados do primeiro atendimento a 3.206 adultos no North West Adelaide Health Study (NWAHS) na Austrália de 2004 a 2006, um estudo populacional longitudinal representativo. Medicamentos foram trazidos pelos participantes nas visitas a clinica para estudos.
Dos 3.175 participantes, 11,2% e 16% daqueles com idade superior a 55 anos, relataram o uso de AINEs não específicos ou inibidores COX-2, excluíndo aspirinas de baixa dose. Entre as pessoas utilizando AINEs, 60,8% sofria de hipertensão, 30,8% sofria de doença renal crônica de Estágio 3 ou maior, 17,2% possuía um histórico de doença cardiovascular (DCV) e 20,7% possuía mais de 15% de risco de DCV em 10 anos. A prevalência do uso de AINEs entre pessoas com hipertensão foi de 16%, com doenças renais 15,9%, e com histórico de DCV 20,0%. Entre as pessoas em uso de diuréticos, 24,1%, e daquelas em uso de medicamentos para refluxo gastro-esofágico, 24,7%. Inibidores COX-2 somente sob receita médica, mas não outros AINEs, foram mais utilizados por pessoas com mais de 75 anos do que por pessoas entre 35 e 54 anos (Razão da probabilidade: 3,7), e também foram mais utilizados por pessoas com hipertensão e doenças cardíacas e renais.
Os pesquisadores concluíram: “Há uma alta prevalência no uso corrente de AINEs entre os grupos de risco para um efeito adverso significativo do medicamento ou por quem teve condições crônicas maiores que são contra-indicações relativas ao uso de AINEs. Avaliações dos riscos absolutos relacionados a doenças renais e cardiovasculares precisam levar em conta o uso de medicamentos tais como os AINEs. O potencial de criar um impacto substancial na carga de doenças crônicas através de uma melhor utilização dos AINEs é considerável.”

Esta é uma preocupação, especialmente com um número tão grande de pacientes sob tais medicamentos, que estão a cada dia mais disponíveis sem receitas.
Para o artigo completo, clique aqui.

BMC Family Practice 7 de julho de 2011 © 1999-2011 BioMed Central Ltd
Cause for concern in the use of non-steroidal anti- inflammatory medications in the community – a population- based study. Robert J Adams, Sarah L Appleton, Tiffany K Gill et al. Correspondência para Robert Adams: robert.adams@adelaide.edu.au

Categoria: HSR. Pesquisa em Serviços de Saúde. Palavras-chave: AINEs, uso, preocupação, estudo longitudinal baseado na população, Journal Watch
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicada em Global Family Doctor 29 de julho de 2011