Programas de exercício estruturados e controle glicêmico em diabéticos

O exercício é considerado para desempenhar uma função no controle da glicose, mas o efeito de diferentes tipos de programas de exercício não é bem caracterizado. Os pesquisadores Brasileiros realizaram uma análise sistemática de ensaios clínicos randomizados controlados analisando aeróbica, resistência e programas de treinamento combinado de exercícios, e recomendação de atividades físicas em pacientes com diabetes tipo 2 e os efeitos no controle glicêmico medido pela hemoglobina A1c (HbA1c). Eles pesquisaram as bases de dados de MEDLINE, Cochrane-CENTRAL, EMBASE, ClinicalTrials.gov, LILACS, e SPORTDiscus, rendendo 47 estudos (8538 pacientes) que foram analisados usando um modelo de efeitos aleatórios.
Os pesquisadores descobriram que: "No geral, o treinamento de exercícios estruturado (23 estudos) foi associado com um declínio no nível de HbA1c (-0,67) comparado com o grupo controle. Além disso, exercício aeróbico estruturado (-0,73), treinamento de resistência estruturado (-0,57), e ambos combinados (-0,51) foram cada um associados com declínios nos níveis de HbA1C comparados com o grupo controle. A duração dos exercícios estruturados de mais de 150 minutos por semana foram associados com reduções HbA1c de 0,89%, enquanto que exercícios estruturados com duração de 150 minutos ou menos por semana foram associados com reduções HbA1C de 0,36%. No geral, intervenções de recomendação de atividade física (24 estudos) foram associados com níveis HbA1c mais baixos (-0,43) comparados com o grupo controle. Recomendação de atividade física e de alimentação combinada foi associada com a diminuição de HbA1c (-0,58%) comparada com o grupo controle. Somente a recomendação de atividade física não foi associada com as mudanças de HbA1c."

Os pesquisadores concluíram que: "Treinamento de exercício estruturado que consiste de exercício aeróbico, treinamento de resistência ou ambos combinados é associado com redução de HbA1c em pacientes com diabetes tipo 2. Treinamento de exercício estruturado de mais de 150 minutos por semana é associado a um maior declínio de HbA1c que de 150 minutos ou menos por semana. Recomendação de atividade física é associada com HbA1c mais baixa, mas somente quando combinada com recomendação alimentar."

Esta análise sistemática ajuda a quantificar o benefício do exercício estruturado e da recomendação alimentar em HbA1c paciente diabéticos, e mostra

Para o artigo completo, clique aqui.

JAMA 305(17):1790-1799, 4 de maio de 2011 © 2011 American Medical Association
Physical Activity Advice Only or Structured Exercise Training and Association With HbA1c Levels in Type 2 Diabetes. Daniel Umpierre, Paula A. B. Ribeiro, Caroline K. Kramer, et al.

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional. Palavras-chave: diabetes, exercício, exercício estruturado, recomendação, HbA1c, análise sistemática com meta-análise, Journal Watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 26 de julho de 2011