Benefícios questionáveis das diretrizes para o gerenciamento da pneumonia no tratamento intensivo

 A Sociedade Americana de Tórax e a Sociedade de Doenças da America fornecem diretrizes para o gerenciamento de pneumonias adquiridas em hospitais, associadas ao ventilador e ao tratamento médico, que consistem em regimes antibióticos empíricos para pacientes com risco de patogenias resistentes a várias drogas. Os pesquisadores dos EUA objetivaram a melhoria do cumprimento com estas diretrizes e avaliação dos resultados. Eles implementaram uma iniciativa de melhoria de desempenho em quatro centros acadêmicos nos EUA com educação protocolada e observação prospectiva de resultados. Os pacientes foram avaliados pela gravidade da doença e acompanhados até a morte, alta médica ou até o dia 28. 303 pacientes de risco para pneumonia resistente a várias drogas foram tratados empiricamente, e o tratamento prescrito cumpria com as diretrizes em 129 casos e não cumpria em 174.

34% dos pacientes morreram antes dos 28 dias no grupo que seguia as diretrizes e 20% morreram no grupo que não seguia. Cinco pacientes no grupo que seguia as diretrizes e sete no outro abandonaram o acompanhamento após o 14o dia. Kaplan-Meier estimou que a sobrevivência ao final de 28 dias era de 65% no grupo que seguia as diretrizes e 79% no outro (significativo). Esta diferença persistiu após o ajuste para a gravidade da doença. A duração media da estadia e duração da ventilação mecânica não variou entre os grupos. Falhas de obediência incluíram o descarte do uso do tratamento dual para patogenias em 154 pacientes e a ausência de Staphylococcus aureus resistentes a meticilina em 24 pacientes. Para pacientes cujas patogenias foram subsequentemente identificadas, o tratamento empírico foi ativo em 81% dos 97 pacientes que receberam terapia de acordo com as diretrizes comparado com 85% dos 128 pacientes recebendo terapia não – conforme.

Os pesquisadores concluíram que: "Já que a aderência ao tratamento empírico foi associada à um aumento da mortalidade, recomendamos que seja feita uma triagem aleatória antes de maiores implementações destas diretrizes."

Para o artigo inteiro, clique aqui.

The Lancet Infectious Diseases publicado online em 20 de janeiro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Implementação de diretrizes para o gerenciamento de possíveis pneumonias resistente a várias drogas no tratamento intensivo: um estudo de coorte multi-centrado observacional. Daniel H Kett, Ennie Cano, Andrew A Quartin et al para os Investigadores do Improving Medicine through Pathway Assessment of Critical Therapy of Hospital-Acquired Pneumonia (IMPACT-HAP). Correspondências para Daniel Kett: dkett@med.miami.edu

Categoria: R. Respiratória, HSR. Pesquisa de Serviços de Saúde. Palavras-chave: diretrizes, implementação, gerenciamento, pneumonia, tratamento intensivo, resistente a drogas, observacional, estudo de coorte multi-centrado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado no Global Family Doctor em 11 de Fevereiro de 2011