A concentração de protein C-reativa não está relacionada a benefícios da terapia com estatina

 Já foi sugerido que o estado de inflamação, conforme avaliado pela concentração da proteína C-reativa (CRP), modifica os efeitos de proteção da terapia com estatina. Em particular, houve alegações de que as estatinas possam ser mais benéficas para pessoas com concentrações de CRP elevadas, e que podem até ser benéficas para pessoas com baixas concentrações de tanto CRP como de colesterol LDL. Este estudo teve como objetivo testar esta hipótese. Em 69 hospitais do Reino Unido, 20 536 homens e mulheres de 40 a 80 anos de idade com alto risco de sofrerem de eventos vasculares forem aleatoriamente designados a tomar 40 mg diárias de sinvastatina contra um placebo equivalente para uma média de 5 anos. Os pacientes foram classificados em seis grupos de linhas de referência CRP (menor que 1,25, de 1,25 a 1,99, de 2,00 a 2,99, de 3,00 a 4,99, de 5,00 a 7,99 e maior ou igual a 8,00 mg/L).

De forma geral, a alocação para sinvastatina resultou em uma redução proporcional significativa de 24% na incidência do primeiro evento vascular principal após a randomização (19•8% sinvastatina alocada vs 25•2% placebo alocado). Não houve provas de que a redução proporcional neste ponto de viragem, ou em seus componentes, tenha variado com a concentração CRP de referência. Mesmo em participantes com concentração referência de CRP menor que 1•25 mg/L, os eventos vasculares principais foram significativamente reduzidos em (14•1% vs 19•4%). Nenhuma heterogeneidade significativa na redução de risco relativo foi gravada entre os quarto subgrupos definidos pela combinação de alta ou baixa concentração de referência de colesterol LDL e CRP. Em particular, houve clara evidência de benefício naqueles com tanto o colesterol LDL como o CRP baixos (27% de redução; 15•6% vs 20•9%).

Os pesquisadores concluíram que: "Provas desta triagem amplamente randomizada não dão base para a hipótese de que a concentração referencial de CRP modifique materialmente os benefícios vasculares da terapia com estatina."

 

Para o artigo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online em 28 de Janeiro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Concentração de proteína C-reativa e os benefícios vasculares da terapia com estatina: uma análise de 20 536 pacientes em um Estudo de Proteção ao Coração (Heart Protection Study). Heart Protection Study Collaborative Group.

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: proteína C-reativa, vascular, benefícios, estatinas, sinvastatina, estudo prospectivo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado no Global Family Doctor em 11 de Fevereiro de 2011