Esteróides inalados são úteis como tratamento de emergência combinado na asma leve

Os pesquisadores avaliaram a efetividade de corticosteróides inalados (dipropionato de beclometasona) usados como tratamento de emergência. Neste experimento randomizado controlado por placebo duplo-cego de 44 semanas, eles inscreveram crianças e adolescentes com asma persistente leve entre 5 e 18 anos de idade de cinco centros clínicos nos EUA. Os participantes eram aleatoriamente designados de um a quatro grupos de tratamento: beclometasona duas vezes ao dia com beclometasona mais salbutamol como tratamento emergencial (grupo combinado); beclometasona duas vezes ao dia com placebo mais salbutamol como tratamento emergencial (grupo de beclometasona diária); placebo duas vezes ao dia com beclometasona mais salbutamol como tratamento emergencial (grupo beclometasona emergencial); e placebo duas vezes ao dia com placebo mais salbamol como tratamento emergencial (grupo placebo). O tratamento do uso de beclometasona duas vezes ao dia foi uma inalação de beclometasona (40 mcg por inalação) ou placebo administrado pela manhã e à noite. O tratamento emergencial de beclometasona costituía-se de duas inalações de beclometasona ou placebo para cada duas inalações de salbutamol (180 mcg) necessárias para alívio dos sintomas.

Comparados com o grupo placebo (49%), a frequência das exacerbações era menor nos grupos diário (28%), combinado (31%), e emergencial (35%). A freqüência de falha no tratamento foi de 23% no grupo placebo, comparado com 5,6% no grupo combinado, 2,8% no grupo diário, e 8,5% no grupo emergencial. Comparado com o grupo placebo, o crescimento linear foi de 1,1 cm a menos nos tipos combinado e diário, mas não no grupo emergencial. Apenas dois indivíduos tiveram casos adversos severos; um no grupo da beclometasona diária teve meningite viral e um no grupo combinado teve bronquite.

Os pesquisadores concluíram que: " Crianças com asma persistente leve não devem ser tratadas com salbutamol emergencial somente e o tratamento mais efetivo para prevenir exacerbações é o corticosteróide inalado diário. Corticósteróides inalados como medicamento emergencial com salbutamol talvez sejam uma estratégia diminuidora eficaz para crianças com asma leve bem controlada porque é mais eficaz em reduzir exacerbações do que o uso de salbutamol emergencial sozinho. O uso do tratamento diário de corticosteróides inalados e os efeitos colaterais relativos, como o retardo de crescimento, podem ser, portanto, evitados.”

Pode ajudar na prevenção e ser parte de tratamentos emergenciais, seja como preventivo ou não.

Para resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicou online em 15 de fevereiro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Use of beclomethasone dipropionate as rescue treatment for children with mild persistent asthma (TREXA): a randomised, double-blind, placebo-controlled trial. Fernando D Martinez, Vernon M Chinchilli, Wayne J Morgan. Correspondências para Fernando Martinez: fernando@arc.arizona.edu

Categoria: R. Respiratório. Palavras-Chave: dipropionato de beclometasona, tratamento emergencial, tratamento, crianças, leve, persistente, asma, randomizado, duplo-cego, estudo controlado por placebo, journal watch.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia. Publicada no de Global Family Doctor em 25 de fevereiro de 2011

Enviar este artigo a um amigo
Adicionar este artigo às suas pastas pessoais