Monitoramento da pressão arterial manual versus monitoramento automatizado

 Esses pesquisadores canadenses examinaram o monitoramento da pressão arterial em consultório usando aparelhos de medição da pressão arterial manual versus automatizado. Eles realizaram um estudo randomizado controlado em grupos de vários lugares de pacientes não-saudáveis com pressão sistólica (n=555). Os inscritos foram randomizados para grupos de intervenção de monitoramento da pressão arterial automatizado ou o grupo controle de monitoramento da pressão arterial manual. Os resultados foram comparados também com a pressão arterial de vigília em ambulatório.

Os pesquisadores encontraram: "A mais recente pressão arterial manual em consultório rotineira (149.5/81.4) estava mais alta do que a pressão arterial automatizada (135.6/77.7). No grupo de controle, a pressão arterial manual rotineira antes da inscrição (149.9/81.8 foi reduzida para 141.4/80.2 após inscrição), mas a redução no grupo de intervenção de medição manual para o de pressão arterial automatizada em consultório foi significativamente maior. Na primeira visita do estudo após a inscrição, a diferença estimada para o grupo de intervenção entre a pressão arterial sistólica/diastólica ambulatorial em vigília e a pressão arterial automatizada em consultório (-2.3/-3.3) era menor do que a diferença no grupo de controle entre a pressão arterial ambulatorial em vigília e a pressão arterial manual em consultório (-6.5 /-4.3). A pressão arterial sistólica/diastólica automatizada em consultório mostrou uma correlação interna mais forte com a pressão arterial ambulatorial em vigília após inscrição comparada com pressão arterial manual em consultório versus pressão arterial ambulatorial em vigília antes da inscrição… A correlação entre o grupo comparando pressão arterial diastólica automatizada em consultório e pressão arterial ambulatorial em vigília era mais forte do que a de pressão arterial manual em consultório manual versus pressão arterial ambulatorial em vigília."

Os pesquisadores concluíram que: "Em conformidade, ou de outra forma, pacientes cuidados de saúde primários com hipertensão sistólica, introdução de pressão arterial automatizada em consultórios nos cuidados primários de rotina reduziu significativamente a resposta do jaleco em comparação com o uso contínuo de medições manuais de pressão arterial em consultórios . A qualidade e precisão da pressão arterial automatizada em consultórios em relação com a pressão arterial ambulatorial acordada também foi mais significativa quando comparada com a pressão arterial manual em consultório."

Este estudo sugere que medidores de pressão arterial automatizado podem proporcionar algumas vantagens no monitoramento da pressão arterial em consultório, especialmente com a hipertensão do avental branco.

Para estudo completo, clique aqui.

BMJ 342:d286, 7 de fevereiro de 2010 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Conventional versus automated measurement of blood pressure in primary care patients with systolic hypertension: randomised parallel design controlled trial. Martin G Myers, Marshall Godwin, Martin Dawes, et al. Correspondências para M Myers: martin.myers@sunnybrook.ca

Categoria: K. Circulatório. Palavras-Chave: pressão arterial, hipertensão, automatizado, manual, ambulatório, estudo randomizado controlado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado no Médico de Família Global em 25 de fevereiro de 2011

Enviar este artigo a um amigo
Adicionar este artigo às suas pastas pessoais