A vacina H1N1 monovalente foi eficaz?

A pandemia do H1N1 criou grande consternação em 2009, conforme os sistemas de saúde batalharam para lidar com o novo vírus da gripe. Estes pesquisadores canadenses testaram a eficácia da vacina contra a influenza pandêmica A/H1N1 através de um estudo caso-controle de incidência de teste negativo baseado no sistema de vigilância de médicos-sentinela. O estudo observou pacientes canadenses que se apresentaram a um posto de sentinela dentro de uma semana do aparecimento de enfermidade semelhante a influenza (n=552) durante os últimos dois meses de 2009. Os participantes foram principalmente crianças e adultos jovens. Os resultados foram ajustados por idade, comorbidade, período da coleta da amostra, e semana de aparecimento da doença.

Os pesquisadores descobriram que: "Durante o período de análise primária, o H1N1 pandêmico foi detectado por transcrição reversa e reação em cadeia da polimerase em 209/552 (38%) participantes. As taxas foram mais altas em crianças e adultos jovens (40%) e mais baixas em pessoas com 65 anos ou mais (9%). Dentre os 209 casos, 35 (17%) relataram comorbidade comparados a 80/343 (23%) controles. Dois (1%) casos receberam a vacina da H1N1 pandêmica pelo menos duas semanas antes do aparecimento da enfermidade, comparados a 58/343 (17%) controles, todos em dose única. A eficácia ajustada total da vacina foi de 93%. Estimativas altas de proteção da vacina — em geral de pelo menos 90% — foram mantidas em análises mais sensíveis."

Os pesquisadores concluíram que: "Embora limitado por um pequeno número de falhas da vacina, este estudo sugere que a vacina adjuvante AS03 monovalente usada no Canadá durante o outono de 2009 foi altamente eficaz na prevenção da enfermidade I1N1 pandêmica medicamente atendida e confirmada em laboratório, com referência em particular a dose única em crianças e adultos jovens."


Este exame mostra que a vacina monovalente contra a influenza A/H1N1 foi clinicamente eficaz em prevenir a influenza.

Para o resumo completo, clique aqui.

BMJ 342:c7297, 3 de fevereiro de 2011 © 2011 BMJ Publishing Group Ltd.
Effectiveness of AS03 adjuvanted pandemic H1N1 vaccine: case- control evaluation based on sentinel surveillance system in Canada, autumn 2009. Danuta M Skowronski, Naveed Z Janjua, Gaston De Serres, et al. Correspondências para D M Skowronski: danuta.skowronski@bccdc.ca

Categoria: B. Sangue/Mecanismos Imunes, R. Respiratório. Palavras-chave: influenza, influenza A, H1N1, vacinação, monovalente, caso-controle, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de fevereiro de 2011

Envie este artigo para um amigo
Adicione este artigo a suas pastas pessoais