Reparação de mielomeningocele mais benéfica que a pós-natal

 Estes investigadores americanos compararam os resultados da reparação de mielomeningocele no útero com a reparação pós-natal padrão. Eles designaram aleatoriamente mulheres escolhidas para passarem tanto por cirurgia pré-natal antes de 26 semanas de gestação quanto por reparação pós-natal padrão. Um resultado primário foi um composto de morte neonatal ou fetal ou a necessidade da colocação de um fluido cefalorraquidiano desviado aos 12 meses de idade. Outro resultado primário aos 30 meses foi um composto de desenvolvimento mental e função motora.

Eles descobriram que: " O experimento foi paralisado devido à eficácia da cirurgia pré-natal após o restabelecimento de 183 de 200 pacientes planejados. Este relatório é baseado em resultados em 158 pacientes, cujos filhos foram avaliados em 12 meses.
O primeiro resultado primário ocorreu em 68% dos bebês no grupo de cirurgia pré-natal e em 98% daqueles no grupo de cirurgia pós-natal (risco relativo, 0,70). As taxas reais da colocação desviada foram de 40% no grupo de cirurgia pré-natal e 82% no grupo de cirurgia pós-natal (risco relativo, 0,48). A cirurgia pré-natal também resultou no aumento de pontuação composta para o desenvolvimento mental e função motora em 30 meses e no aumento em vários resultados secundários, incluindo a hérnia cerebral posterior aos 12 meses e deambulação em 30 meses. No entanto, a cirurgia pré-natal foi associada com um risco aumentado de parto prematuro e deiscência no parto."

Os autores concluíram que: " A cirurgia pré-natal para a mielomeningocele reduziu a necessidade de desvio e melhorou os resultados motores aos 30 meses, mas foi associada com riscos fetais e maternos."

A cirurgia pré-natal para a reparação de mielomeningocele provavelmente se tornará a abordagem preferível baseada neste estudo.

Para o resumo completo, clique aqui.

N Engl J Med online 9 February 2011 © 2011 to the Massachusetts Medical Society
A Randomized Trial of Prenatal versus Postnatal Repair of Myelomeningocele. N. Scott Adzick, Elizabeth A. Thom, Catherine Y. Spong, et al. Correspondâncias para Dr. Adzick: adzick@email.chop.edu

Categoria: N. Neurológico, W. H Gravidez, Partos, Planejamento Familiar. W. Palavras-chave: mielomeningocele, reparação cirúrgica, morte, desvio de fluido cefalorraquidiano, desenvolvimento mental, função motora, experimento controlado randomizado, journal watch.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 22 de fevereiro de 2011

Envie este artigo a um amigo
Adicione este artigo às suas pastas pessoais