Efeito da vacinação materna sobre a infecção por vírus da influenza em bebês

 Estes autores dos EUA avaliaram o efeito da vacinação sazonal para influenza durante a gravidez sobre a influenza confirmada em laboratório em bebês de até 6 meses de idade num estudo de coorte observacional. Os participantes foram 1169 pares mãe-bebê com mães que tiveram seus filhos durante 1 de 3 temporadas de influenza.

Eles descobriram que: "Um total de 1160 pares mãe-bebê tiveram o soro coletado e foram incluídos na análise. Dentre os bebês, 193 (17%) tiveram hospitalização por enfermidade semelhante a influenza (ILI), 412 (36%) tiveram apenas uma visita ambulatorial por ILI, e 555 (48%) não tiveram episódios de ILI. A taxa de incidência de ILI foi de 7,2 e 6,7 por 1000 pessoas-dia para bebês nascidos de mulheres não-vacinadas e vacinadas, respectivamente. Houve uma redução de 41% no risco de infecção confirmada em laboratório por vírus da influenza e uma redução de 39% no risco de hospitalização por ILI para bebês nascidos de mulheres vacinadas para influenza comparados aos bebês nascidos de mães não-vacinadas."

Os autores concluíram que: "A vacinação materna para influenza foi significativamente associada a risco reduzido de infecção por vírus da influenza e hospitalização por uma ILI até os 6 meses de idade e aumento na titulação de anticorpos para influenza em bebês entre 2 e 3 meses de idade."

Evidência de que a vacinação das mães leva a uma importante redução nas hospitalizações por enfermidade grave semelhante à influenza em bebês.

Para o resumo completo, clique aqui.

Arch Pediatr Adolesc Med 165(2):104-111, Fevereiro de 2011 © 2011 para a American Medical Association
Maternal Influenza Vaccination and Effect on Influenza Virus Infection in Young Infants. Angelia A. Eick, Timothy M. Uyeki, Alexander Klimov,et al. Correspondências para Dr. O’Brien: klobrien@jhsph.edu

Categoria: R, Respiratório, B. Sangue/Órgãos Formadores do Sangue/Mecanismos Imunes. Palavra-chave: influenza, bebês, vacinação, hospitalização, estudo de coorte, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Publicado em Global Family Doctor 22 de fevereiro de 2011

Envie este artigo a um amigo
Adicione este artigo a suas pastas pessoais