Irrigação nasal com salina para as condições do trato respiratório superior

Na edição de 15 de novembro de 2009 do American Family Physician há uma revisão clínica intitulada Irrigação Nasal com Salina Para as Condições do Trato Respiratório Superior por David Rabago e Aleksandra Zgierska, e começa por: " A irrigação nasal com salina é uma terapia adjuvante para as condições do trato respiratório superior que limpa a cavidade nasal com spray ou salina líquida. A irrigação nasal com salina líquida é usada para tratar os sintomas associados com a rinossinusite crônica. Evidências menos conclusivas sustentam o uso da irrigação nasal com spray ou salina líquida para tratar dos sintomas da rinite alérgica leve a moderada e infecções agudas no trato respiratório superior.
"As diretrizes de consenso recomendam a irrigação nasal com salina como um tratamento para uma variedade de outras condições, incluindo a rinite da gravidez e rinossinusite aguda. A irrigação nasal com salina parece segura, sem eventos adversos graves relatados. Efeitos adversos menores podem ser evitados com a modificação da técnica e o ajuste de salinidade. "

Para a revisão completa, clique aqui.

American Family Physician 80(10):1117-1119 © 2009 por the American Academy of Family Physicians
Saline Nasal Irrigation for Upper Respiratory Conditions. David Rabago and Aleksandra Zgierska. Correspondências para David Rabago: david.rabago@fammed.wisc.edu

Categoria: R. Respiratório. Palavras-chave: salina, nasal, irrigação, trato respiratório superior, condições, revisão clínica.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Australia Postado em Global Family Doctor 11 de março de 2011