Programa alternativo flexível e viável na reabilitação cardíaca

Os pesquisadores da Austrália desenvolveram um sistema baseado em caminhadas que possibilita a reabilitação cardíaca, no qual o ECG de derivação única do paciente, a frequência cardíaca, a velocidade e localização baseada no GPS são transmitidos através de um smartphone programado a um servidor seguro para monitoramento em tempo real por um especialista qualificado em exercícios. A viabilidade desta abordagem foi avaliada em 134 exercícios monitorados remotamente e sessões de exercícios em pacientes cardíacos incapazes de passar pela reabilitação em um hospital. Os índices completos, índices de problemas técnicos, detecção de mudanças no ECG, teste de pré e pós intervenção em caminhada de seis minutos (6 MWT), depressão cardíaca e Qualidade de Vida (QOL) foram as medidas-chave. O sistema foi classificado como fácil e rápido de usar. Ele permitiu os participantes completarem seis semanas de reabilitação com exercícios perto de suas casas, locais de trabalho ou durante uma viagem. A maioria das sessões foi completada sem nenhum problema técnico, embora perda de sinal periódica em áreas de pouca cobertura tenha sido uma limitação ocasional.

Foram detectadas várias mudanças no ECG durante os exercícios e pós-exercícios. Os participantes mostraram melhoras em comparação com aqueles reportados para os programas de hospitais, caminhada significativamente maior no 6MTW de pós-intervenção, 637 m, que no pré-teste, e reportando significativamente níveis reduzidos de depressão cardíaca e um aumento significativo na Qualidade de Vida relacionada à saúde física.

Os pesquisadores concluíram que: "O sistema forneceu uma forma alternativa viável e muito flexível para a reabilitação cardíaca supervisionada para as pessoas sem acesso a programas hospitalares, com o potencial para direcionar uma deficiência bem reconhecida no fornecimento de assistência médica em muitos países. Pesquisas futuras devem avaliar sua eficácia em longo prazo, a custo-eficácia e segurança em amostras maiores representando o espectro da gravidade e morbidade cardíaca."

Parece ajudar e será útil como apoio para estudos posteriores.


Para o resumo completo, clique aqui.

PLoS ONE 6(2):e14669, 9 de fevereiro de 2011 © 2011 Worringham et al
Development and Feasibility of a Smartphone, ECG and GPS Based System for Remotely Monitoring Exercise in Cardiac Rehabilitation. Charles Worringham, Amanda Rojek and Ian Stewart. Correspondências para Charles Worringham: c.worringham@qut.edu.au

Categoria: K. Circulatório. Palavras-chave: reabilitação cardíaca, remotamente, monitoramento, exercício, avaliação de exercício monitorada remotamente, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postado em Global Family Doctor 11 de março de 2011