Comparação de terapias para a síndrome da fadiga crônica

Descobertas de experimentos mostram que a terapia do comportamento cognitivo (CBT) e a terapia de exercícios graduados (GET) podem ser tratamentos eficazes na síndrome da fadiga crônica, mas as organizações de pacientes relataram que estes tratamentos podem causar danos e preferem exercícios moderados e espaçados (pacing) e assistência médica especializada. Os pesquisadores do Reino Unido buscaram avaliar a eficácia e segurança de todos os quatro tratamentos. Em seu estudo randomizado de grupos paralelos, pacientes que se enquadravam nos critérios de Oxford para síndrome da fadiga crônica foram recrutados em seis clínicas de atendimento secundário no Reino Unido e alocados aleatoriamente por uma sequência gerada por computador a fim de receberem assistência médica especializada (SMC) isoladamente ou com uma terapia adaptativa de exercícios moderados (APT), CBT ou GET. Eles recrutaram 641 pacientes elegíveis, dos quais 160 foram escolhidos para o grupo APT, 161 para o grupo CBT, 160 para o grupo GET, e 160 para o grupo SMC isolado.

Em comparação com o SMC isolado, a pontuação média de fadiga em 52 semanas foi de 3,4 pontos a menos para o CBT e 3,2 pontos a menos para o GET, porém não teve diferença para o APT. Em comparação com o SMC isolado, a pontuação média de função física foi de 7,1 pontos a mais para o CBT e 9,4 pontos a mais para o GET, mas não teve diferença para o APT. Em comparação com APT, CBT e GET foram associados a menos fadiga e melhor função física. A análise do subgrupo de 427 participantes que se enquadravam nos critérios internacionais para a síndrome da fadiga crônica e 329 participantes que se enquadravam nos critérios de Londres para a encefalomielite miálgica rendeu resultados equivalentes. As reações adversas graves foram registradas em 1% dos participantes no grupo APT, 2% no grupo CBT, 1% de 160 no grupo GET, e 1% de 160 no grupo SMC isolado.

Os pesquisadores concluíram que: "o CBT e o GET podem seguramente ser incluídos no SMC para melhorar moderadamente os resultados da síndrome da fadiga crônica, mas o APT não é um acréscimo eficaz."

Pesquisa difícil num território tão vago e difícil de generalizar externamente.

Para o resumo completo, clique aqui.

The Lancet publicado online 18 de fevereiro de 2011 © 2011 Elsevier Limited
Comparison of adaptive pacing therapy, cognitive behaviour therapy, graded exercise therapy, and specialist medical care for chronic fatigue syndrome (PACE): a randomised trial. PD White, KA Goldsmith, AL Johnson et em nome da do grupo de gerenciamento de experimentos de PACE. Correspondências para PD White: p.d.white@qmul.ac.uk

Categoria: P. Fisiológico. Palavras-chave: comparação, terapia adaptativa de exercícios moderados, terapia de comportamento cognitivo, terapia de exercícios graduados, assistência médica especializada, síndrome da fadiga crônica, experimento randomizado de grupos paralelos, observatório de revistas.
Sinipse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 11 de março de 2011