Programa bienal de exame de triagem de FOB para câncer de intestino é custo-eficaz

O objetivo deste estudo foi examinar os custos e o custo-benefício da implementação completa da triagem de câncer no intestino para os resistentes australianos com idade entre 50 e 74 anos. A identificação de modelos econômicos existentes de 1993 a 2010 através de buscas no PubMed e em base de dados de análises econômicas e com a ajuda de especialistas; e modelagem adicional para determinar os custos e o custo-benefício da implementação da triagem bienal do exame de sangue oculto nas fezes (FOB) para os cinco milhões de adultos na Austrália com idade entre 50 e 74 anos.

Os pesquisadores identificaram seis análises econômicas relevantes, todas as quais revelaram que a triagem de câncer colorretal (CRC) é muito rentável, com custos por LYG abaixo de $55.000 por ano em dólares australianos de 2010. Com base na modelagem adicional, eles estimam de forma conservadora que a implementação completa da triagem bienal para pessoas com idade entre 50 e 74 anos teria um custo bruto de $150 milhões, reduzir a mortalidade de CRC em 15%-25%, prevenir de 300 a 500 mortes por câncer no intestino e salvar de 3600 a 6000 anos de vida anualmente, por um custo absoluto por LYG de $25.000 a $41.667, em comparação com a não-triagem, e em não levar em consideração a redução de custos como resultado do tratamento. Os gastos adicionais necessários, após contabilizar as reduções na incidência de CRC, a redução de custos no tratamento de CRC, e redução do uso atual de colonoscopia para este fim, provavelmente serão de menos de $50 milhões por ano.

Os pesquisadores concluíram que: "A implementação total da triagem bienal do teste de sangue oculto nas fezes na Austrália pode reduzir a mortalidade por câncer no intestino, e é um uso eficaz de recursos para a saúde que demandaria modesto investimento adicional por parte do governo. "

Uma importante análise custo-benefício.


Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 194(4):180-185, 21 de fevereiro de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Costs and cost-effectiveness of full implementation of a biennial faecal occult blood test screening program for bowel cancer in Australia. Michael P Pignone, Kathy L Flitcroft, Kirsten Howard et al. Correspondências para Michael Pignone: pignone@med.unc.edu

Categoria: D. Digestivo. Palavras-chave: custo, custo-benefício, bienal, fezes, sangue oculto, exame, triagem, programa, câncer no intestino, análise econômica, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 11 de março de 2010