O diabetes pode ser detectado usando hemoglobina glicada

O objetivo deste estudo feito pelos pesquisadores da Austrália e da Arábia Saudita foi avaliar a utilidade do nível de hemoglobina glicada (HbA1c) com um teste de triagem automatizado para o diabetes não-diagnosticado entre pacientes hospitalizados e para estimar a prevalência de diabetes não-diagnosticado entre pacientes hospitalizados. Um estudo de prospectiva de 3 meses de todos os pacientes adultos admitidos em um hospital terciário. Um teste de HbA1c foi automaticamente realizado na admissão em todos os pacientes com um nível de glicose plasmática aleatória (RPG) maior ou igual a 5,5 mmol/L. Dados de admissão, bioquímicos e demográficos foram obtidos na base de dados do hospital. Um subconjunto de pacientes foi recrutado para um teste oral de tolerância a glicose (OGTT) após a liberação.

A prevalência de diabetes não-diagnosticado foi de 11% durante o período de estudo. Outros 312 pacientes com diabetes conhecidos foram admitidos. A prevalência de diabetes não-diagnosticado foi maior no grupo de idade de 65 a 74 anos. O custo do teste de HbA1c foi de $152,00 por cada novo diagnóstico de diabetes. Prudentemente, assumindo uma incidência anual de diabetes não-diagnosticado de 0,8%, o custo contínuo de pacientes hospitalizados em teste seria de $2100,00 por cada novo diagnóstico de diabetes. O teste RPG não foi sensível ou específico em diagnosticar o diabetes. Os pacientes foram pouco complacentes com o OGTT da pós-liberação (taxa de finalização: 27%).

Os pesquisadores concluíram que: "O HbA1c é um teste de triagem barato e simples que pode ser automatizado usando amostras clínicas de sangue existentes. As triagens hospitalares para o diabetes precisam estar junto com os recursos para gerenciamento na comunidade. "

 

Embora a partir de uma base hospitalar, isto pode ser importante na prática geral.


Para o resumo completo, clique aqui.

MJA 194(4):160-164, 21 de fevereiro de 2011 © The Medical Journal of Australia 2011
Detecting undiagnosed diabetes using glycated haemoglobin: an automated screening test in hospitalised patients. Nyoli A Valentine, Tariq M Alhawassi, Greg W Roberts et al. Correspondências para Matthew Doogue: matt.doogue@health.sa.gov.au

Categoria: T. Endócrino/Metabólico/Nutricional Palavras-chave: detectando, não-diagnosticado, diabetes, hemoglobin glicada, automatizada , triagem, teste, hospitalizados, pacientes, estudo de prospectiva, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Stephen Wilkinson, Melbourne, Austrália. Postada em Global Family Doctor 11 de março de 2011