O uso do bisfosfonato e o risco de fratura

Os bisfosfonatos são a peça central na farmacoterapia em relação à osteoporose. Entretanto, surgiram preocupações acerca de que seu uso em longo prazo pode aumentar alguns tipos de fratura relativamente mais raros devido à supressão da remodelagem do osso. Estes pesquisadores canadenses e árabes examinaram se a terapia com bisfofonatos por mais de cinco anos é associada com um risco maior de diferentes tipos de fratura. Eles desenvolveram um estudo da população com controle de casos acoplados em uma coorte de mulheres com 68 anos de idade ou mais que haviam iniciado o uso oral de bisfosfonato. Casos com uma fratura na diáfise do fêmur ou subtrocantérica foram combinados com 5 controles.

Os pesquisadores relatam: "Identificamos 716 mulheres que possuíam uma fratura na diáfise do fêmur ou subtrocantérica seguindo iniciação de terapia com bisfosfonato e 9723 mulheres que possuíam uma fratura osteoporótica típica na região intertrocantérica ou no colo do fêmur. Em comparação com o uso de bisfosfonato temporário, o tratamento por 5 anos ou mais foi associado com um risco maior de fratura na diáfise do fêmur ou subtrocantérica (taxa de probabilidade ajustada, 2,74). Um risco reduzido de fraturas osteoporóticas típicas ocorreu entre mulheres com mais de 5 anos de terapia com bisfosfonato (taxa de probabilidade ajustada, 0,76). Dentre 52 595 mulheres com pelo menos 5 anos de terapia com bisfosfonato, uma fratura na diáfise do fêmur ou subtrocantérica ocorreu em 71 (0,13%) durante o ano subseqüente e 117 (0,22%) em 2 anos. "

Os pesquisadores concluíram que: " Dentre as mulheres mais velhas, o tratamento com bisfosfonato por mais de 5 anos foi associado com um risco maior de fraturas na diáfise do fêmur ou subtrocantéricas. Entretanto, o risco absoluto dessas fraturas é baixo."

O uso de bisfosfonato por mais de 5 anos é associado com um risco menor de fraturas típicas, mas o risco maior é a fratura na diáfise do fêmur ou subtrocantérica relativamente rara.

Para o resumo completo, clique aqui.

JAMA 305(8):783-789, 23 de fevereiro de 2011 © 2011 American Medical Association
Bisphosphonate Use and the Risk of Subtrochanteric or Femoral Shaft Fractures in Older Women. Laura Y. Park-Wyllie, Muhammad M. Mamdani, David N. Juurlink, et al.

Categoria: M. Músculo-esquelético. Palavras-chave: bisfosfonatos, osteoporose, fratrura subtrocantérica, fratura na diáfise do fêmur, geriátrico, estudo de controle de casos, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Paul Schaefer, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 8 de março de 2011