Tocólise nifedipina ineficaz para a versão cefálica externa

As taxas de sucesso da versão cefálica externa (VCE) são melhoradas com o uso de tocolíticos betamiméticos, porém estas drogas são associadas a efeitos colaterais maternos. Estes autores australianos avaliaram a eficácia e as vantagens, se houver, da nifedipina como um tocólico para a VCE. Eles incluíram experimentos randomizados comparando a nifedipina com placebo ou outro agente tocolítico entre mulheres com uma apresentação única, pélvica ou transversa.

Eles descobriram que: "Três experimentos cumpriram o critério de inclusão. Dois experimentos (n = 176) compararam a nifedipina com a terbutalina e encontraram taxas mais baixas de VCE bem-sucedida entre mulheres recebendo nifedipina, taxa de risco agrupado = 0,67. Um experimento (n = 320) comparando a nifedipina com placebo não encontrou nenhuma diferença significativa nas taxas de sucesso de VCR (41,6% nifedipina versus 37,2% placebo). Embora os menores efeitos colaterais tenham sido ligeiramente maior com a nifedipina em comparação com o placebo, não houve diferença significativa na taxa de resultados adversos maternos ou neonatais ou na satisfação da mãe entre os grupos de nifedipina a terbutalina, e as mulheres, em ambos os grupos, mostraram uma preferência semelhante pela administração oral (62% nifedipina e 71% terbutalina)."

Os autores concluíram que: "Esta revisão não encontrou nenhuma evidência que sustente o uso de nifedipina para a tocólise a fim de facilitar a versão cefálica externa."

Esta questão parece estar resolvida.


Para o resumo completo, clique aqui.

BJOG 118(4):423-428, março de 2011 © 2010 to the Royal College of Obstetricians and Gynaecologists
Effectiveness of nifedipine tocolysis to facilitate external cephalic version: a systematic review. CB Wilcox, N Nassar, CL Roberts.

Categoria: W. Gravidez, Nascimento, Planejamento Familiar. Palavras-chave: apresentação pélvica, versão cefálica externa, nifedipina, tocólise, meta-análise de estudos controlados randomizados, observatório de revistas.
Sinopse editada por Dr Linda French, Toledo, Ohio. Postada em Global Family Doctor 8 de março de 2011