Edital seleciona candidatos para programa de mestrado em saúde da família

21 de outubro de 2016

Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde). Os interessados podem inscrever-se até o dia 24 de outubro. As inscrição poderá ser feita junto às instituições que oferecem as vagas. O edital está disponível no link: http://bit.ly/2epEJRg 


O público-alvo são médicos de família e comunidade que atuem na APS e estejam envolvidos ou pretendam se envolver em atividades de ensino de graduação médica ou residência em MFC. A médica de família e comunidade, Maria Eugênia Pinto indica que o termo medicina de família ainda não é uma das grandes áreas da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (CAPES), em termos de área de pesquisa e ensino.

O ProfSaúde possui três grandes linhas de pesquisa: de educação,  saúde coletiva e clínica, que é voltada especialmente para a atenção primária à saúde.

Um dos objetivos do programa é formar profissionais aptos a atuarem como preceptores para graduação e residência médica em medicina de família e comunidade saúde da família  em prol da melhoria do atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades do curso serão semipresenciais, sendo apenas três encontros presenciais por semestre.


A médica de família e comunidade, Maria Eugênia, destaca os impactos que esse programa de mestrado pode trazer para a área. “É uma ótima oportunidade para ampliar a rede de docentes qualificados na área de MFC nas diferentes regiões do País, tendo em vista a existência de vagas em diferentes instituições cobrindo todos os estados”, pontua.


Para finalizar, a especialista salienta a relevância da criação de uma área de pesquisa voltada para a MFC. “Existe hoje uma necessidade de criar um escopo maior de pesquisas, que sejam voltadas para a área de medicina de família e comunidade, tendo em vista a nossa intenção de solicitar para a CAPES a criação da área especial de medicina de família e comunidade, assim como a pediatria e a clínica médica”, ressalta.


 Requisitos para participar do ProfSaúde


O candidato deverá ser portador de diploma de curso superior em medicina, devidamente registrado no Ministério da Educação, possuir registro no CRM/CFM e atender a uma das seguintes situações:


a) Ser docente da graduação e/ou residência em medicina;


b) Ser preceptor e/ou tutor de residências médicas e/ou da graduação médica e/ou do Programa Mais Médicos;


c) Ser profissional médico com atuação na atenção básica.