Depoimento

27 de outubro de 2016

A série Unidade Básica também movimentou a internet, com depoimentos de profissionais da área elogiando os episódios. O médico de família e comunidade Guilherme Bruno Lima escreveu sobre os ensinamentos da série, destacando a rotina de uma UBS:  

“Entre tantos ensinamentos e representações da atenção primária que essa temporada trouxe, quero frisar apenas um: quem diz que não gosta de posto de saúde porque todo dia é a mesma coisa, fatalmente irá precisar mudar seu argumento de agora em diante. Cada dia demonstrou a profundidade, dinâmica e complexidade do atendimento na APS: multiprofissional, com recursos às vezes escassos, mas resolutivo. Cada dia é uma história; cada história é única; as ferramentas que utilizamos são as mesmas. A arte em utilizá-las é que faz tudo ser diferente. É… trabalhar na APS não é para qualquer um!

 
Que venham a segunda, a terceira, a 20ª temporada! Porque amanhã o acolhimento da Unidade Básica continuará lotado e precisaremos de mais Paulos, Lauras, Ezequias, Beths, até Samaras e, os não menos importantes, profissionais de saúde que fazem dessa história cinematográfica da vida real, chamada atenção primária à saúde, ter tanto sucesso.
Obrigado, #unidadebásica, e ao querido pessoal que pacientemente acompanhou esses devaneios que escrevi. Foi pelo gentil retorno de vocês que me motivei a continuar registrando minhas humildes impressões sobre um projeto tão grandioso. Ao contrário de House, sou uma pessoa melhor depois dessa série!”.