Aulas do WONCA 2016

14 de fevereiro de 2017

Confira as principais aulas do WONCA 2016 ministradas por palestrantes nacionais e internacionais de destaque na Atenção Primaria a Saúde e Medicina de Família e Comunidade:

Hernan Montenegro – Atual Coordenador da Unidade de Organização de Serviços e Intervenções Clínicas da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça. Formou-se na Universidade do Chile, onde tornou-se especialista em Saúde Pública, com mestrado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins. Cursou pós graduação em Cirurgia Geral no Hospital Jose Joaquim Aguirre, na Universidade do Chile. Iniciou sua carreira na Atenção Primária e pronto Socorro com populações de baixa renda em Santiago, no Chile. Ministrou aula sobre "O movimento global integrado e em direção a serviços de saúde centrados na pessoa: a contribuição vital da medicina de família"

Confira o PDF da aula.

Katherine Rouleau – Médica de família no Hospital St-Michael´s, em Toronto. Ocupa o cargo de professora adjunta no Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Universidade de Toronto, onde é diretora do Programa de Saúde Global. Sua prática clínica concentra-se no cuidado às populações subatendidas e marginalizadas, incluindo Canadenses recém chegados, sem teto, portadores de HIV e pessoas que sofrem de doença mental grave e persistente. Ministrou aula sobre "O avanço da medicina de família através de parcerias internacionais: samba, histórias, estratégias e sugestões"

Confira o PDF da aula.

Kate Anteyi – Médica de família e perita em saúde pública pelo Conselho de Medicina da África Ocidental e trabalha em Abuja, Nigéria. Trabalha em Medicina de Família há dezesseis anos, com vasta experiência no tratamento de doenças infecciosas e atendimento de emergências médicas. Sua experiência inclui o trabalho com grupos de mulheres, abordando problemas relativos à saúde da mulher, violência contra a mulher e igualdade de gênero. Possui experiência internacional na implementação de programas para doenças infecciosas, trabalhando com grupos de doadores como os projetos PEPFAR do governo Americano na África e Ásia. Kate é a representante do Grupo de Trabalho da WONCA pelas Mulheres na Medicina de Família. Ministrou aula sobre "As contribuições da Medicina de Família na África"

Confira o PDF da aula.

Peter Gotzsche – Diretor do Centro Cochrane Nordico. O Professor Peter C Gøtzsche concluiu o mestrado em Bioquímica em 1974, e formou-se em Medicina em 1984. É especialista em Medicina Interna; trabalhou com estudos clínicos e questões regulatórias na indústria farmacêutica entre 1975-1983, e em hospitais de Copenhagen enre 1984-1995. Com cerca de 80 pessoas, ajudou a iniciar The Cochrane Collaboration em 1993 com o fundador Sir Iain Chalmers, e estabeleceu o Nordic Cochhrane Center no mesmo ano. Tornou-se professor de Delineamento e Análise de Pesquisa Cllínica em 2010 na Universidade de Copenhagen. Ministrou aula sobre "Por que tão poucos pacientes se beneficiam dos medicamentos que tomam e porque muitos são mortos por eles"

Confira o PDF da aula.

Daniel Soranz – Secretário Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Médico sanitarista, é professor pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz. Mestre em Políticas Públicas de Saúde/ Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública e especialista em Medicina da Família e Comunidade pela Associação Médica Brasileira. Tem experiência na área de Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde, Medicina de Família e Comunidade, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente em atenção básica, processo de trabalho em saúde, sistema de informações e políticas públicas. Foi subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio, cargo que ocupou de janeiro de 2009 a julho de 2014. Foi o responsável pela implantação das clínicas da família na cidade. O projeto, pioneiro no país, é reconhecido como uma das maiores expansões de saúde do mundo e inseriu mais de 2 milhões de pessoas no sistema com a ampliação da cobertura de 3,5% para 45% da população. Ministrou aula sobre "A reforma da Atenção Primária à Saúde no Município do Rio de Janeiro"

Confira o PDF da aula.

Amanda Howe – Vice-presidente do Colégio Real de Clínicos Gerais (do Reino Unido). Cinica no Centro Medico Bowthorpe em Norwich, Inglaterra e Professora de Cuidados Primários da Universidade de East Anglia desde 2001. Amanda é a presidente-eleita da WONCA (Organização Mundial de Médicos de Família). Preside o Comitê Organizacional de Equidade, e membro do Comitê Europeu de Governança da WONCA, alem de experiente professora e educadora. Ministrou aula sobre "Pessoas, política e poesia – três boas razões para o sucesso da medicina de família"

Confira o PDF da aula.


Kees Van Boven – Pesquisador sênior no Departamento de Atenção Primária e Comunitária no Centro Médico Nijmegen da Universidade de Radboud, Holanda, onde preside o Projeto de Transição. O objetivo principal deste projeto é caracterizar formalmente e descrever o domínio da medicina de família (internacional), com base na epidemiologia voltada para episódios, usando a IPC (Classificação Internacional de Atenção Primária) como seu princípio de ordenamento, e a ICD-10 como nomenclatura. Atua há 30 anos como médico de família em uma cidadezinha situada no norte da Holanda chamada Franeker. Ministrou aula sobre "Quando um não quer, dois não brigam. O paciente, seu médico e o motivo da consulta"

Confira o PDF da aula.

 
Donald K T Li – Especialista em Medicina de Familia e Comunidade e Presidente da Academia de Medicina de Hong Kong. Ele é bacharel de Cornell University, EUA, e MBBS da Universidade de Hong Kong. Ministrou aula sobre "Desenvolvimento da medicina de família na China: oportunidades e desafios"

Confira o PDF da aula.