34º Seminário de Inovação em Atenção Primária discute fortalecimento

6 de setembro de 2017

O Seminário de Inovação em Atenção Primária (SIAP), realizado entre os dias 15 e 16 de agosto, na cidade de Lima, Peru, discutiu o fortalecimento do conceito da APS com participantes de diversos países da região Ibero-americana. Com o tema central “Atenção primaria forte para pobres e para ricos. O que é e como se consegue em países desenvolvidos e em desenvolvimento”, 192 pessoas participaram virtualmente  e 111 pessoalmente provenientes do Peru, Chile, Brasil, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, México e Bolívia.

Para Sérgio Minué, que organiza o SIAP junto a Juan Gérvas e Mercedes Perez, médicos de família espanhóis, os temas têm sido de tal variedade, profundidade e originalidade que daria mais de um tratado: organização dos serviços, coordenação de cuidados, acesso facilitado, longitudinalidade, equidade e atenção a minorias, entre outros. Para conferir o depoimento na íntegra, acesse: https://goo.gl/78F6YD.

O documento-resumo da 34ª edição do Seminário está disponível nas versões em português e español.

“É um seminário com um formato inovador, com uma discussão prévia, 2 meses antes, que dá oportunidade de exposição de ideias a todos participantes, inclusive aos estudantes e residentes. Muito importante discutirmos a Atenção Primária e a Medicina de Família em espaços protegidos, livres do financiamento da indústria ou do governo. Em Fevereiro de 2018 teremos um SIAP no Rio de Janeiro, que deve discutir a FORMAÇÃO de profissionais para Atenção Primária. Abriremos inscrições a partir de dezembro desse ano”, explica Olivan Queiroz, Médico de Família, Diretor de Graduação SBMFC.

 

Participantes do 34º SIAP, em Lima (Peru), entre os dias 15 e 16 de agosto.