Trabalhos científicos e concursos culturais reforçam engajamento dos profissionais na APS

13 de novembro de 2017

O CBMFC 2017 foi a edição que mais recebeu trabalhos científicos para aprovação. Salas foram reservadas exclusivamente para as apresentações das COCs (Comunicação Oral Coordenada) e as TACs (Temas de Atualização Clínica). Ao todo, foram 1901, sendo 1362 pôsteres aprovados e 384 comunicações orais coordenadas. Os concursos culturais receberam fotografia, prosa, poesia e vídeos, todos avaliados pela Comissão Cultural. Os mais votados eletronicamente pelo público foram expostos na área de estandes e praça de alimentação para que todos os congressistas pudessem escolher os trabalhos preferidos de acordo com a categoria. Os prêmios foram entregues na cerimônia de encerramento do CBMFC 2017, no Grande Auditório, dia 4 de novembro. Os vencedores do concurso e escolhidos para votação estão disponíveis no site do CBMFC 2017, na aba de concursos: www.cbmfc2017.com.br

 

Sobre os trabalhos científicos, Giuliano Dimarzio, presidente da Comissão Científica do CBMFC 2017 e diretor científico da SBMFC reforça que o destaque não é apenas pela quantidade, pois foram quase dois mil trabalhos enviados de todas as regiões do país, mas por estarem presentes em 90% daquilo que foi apresentado na programação científica, com temas de atualização clínica e mesas-redondas, rodas de conversa e a maturidade científica que vem se aprimorando e qualificando a cada ano. "A Medicina de Família Comunidade se coloca realmente consolidada não só em eventos da especialidade com foco científico, mas também tem dado visibilidade aos trabalhos e experiências exitosas com rigor científico”, completa. Todos os trabalhos orais aprovados estão disponíveis no link: https://goo.gl/4ZRmL3 e os pôsteres: https://goo.gl/M9JEF5.

 

 Os trabalhos premiados foram:

 

Pôster Digital:

3º Lugar: PD754 – Perfil dos usuários com hipertensão e diabetes acompanhados na APS do MRJ. Autores: Cláudia Ramos Marques; Jessica Chagas de Almeida; Roberta Azevedo Coelho; Rafael Aron Abitbol; Rosimere Peçanha.

 

2º Lugar: PD1092 – Prevalência de transtorno mental comum entre universitários: um estudo tipo coorte. Autores: Luciano Nunes Duro; Allana Maychat Pereira Oliveira; Bruno Kras Friedrisch; Juliana Schreiner; Priscila Ferreira Cortez;

 

1º Lugar: PD1194 – Manejo de varfarina na Atenção Primária: tradução e adaptação para o português. Autores: Thais Ranzani Tiseo; Aline Stefano Mantovani; Marcia Cristina Lemos dos Santos.

 

Comunicação Oral Coordenada:

3º Lugar: COC128 – Competências do médico de família acerca dos cuidados paliativos no Brasil.

Autores: Erika Aguiar Lara Pereira; Santiago Rodríguez Corrêa; Guilherme Gryschek

 

2º Lugar: COC92 – Uso de pictogramas na prescrição médica e Letramento Funcional em Saúde.

Autores: José Antonio Chehuen Neto; Tomás Costa Bignoto; Lucas Assis Costa; Gustavo Ferreira Pinheiro; Renato Erothildes Ferreira.

 

1º Lugar: COC366 – Percepção de violência obstétrica por mulheres assistidas em maternidades de Porto Alegre.

Autores: Alice Steglich Souto; Ana Cláudia Magnus Martins; Camila Giugliani; Janini Cristina Paiz;

 

Antônio Modesto, integrante da Comissão Cultural do CBMFC, ressalta que programação cultural teve a cara dos médicos e médicas de família e comunidade: variada e cativante. “As noites incluíram uma festa de música latina e um show da MFC e sambista Júlia Rocha; durante o dia, artistas davam o tom aos reencontros e conversas entre os participantes, As mostras premiaram contos, poemas, fotos, vídeos e músicas de MFCs de todo o Brasil, que retratavam seu cotidiano, dificuldades e potências. A festa de encerramento ainda contou com um espetáculo contemporâneo que desafiou os presentes a abandonar quaisquer enquadramentos ou interpretações pré-prontas – exatamente o que precisamos fazer para cuidar melhor das pessoas”, explica.

Premiados do Concurso Cultural:

Fotografia:

1° lugar: AMOR EM DOMICILIO – DE LÍVIA ROCHA DE MIRANDA PINTO – CEARÁ

2° lugar:  2879 – SENHORA NA ALDEIA – ALINE COSTA BARCELOS – DO RIO DE JANEIRO

3° lugar: 2889 PRIMEIROS CUIDADOS – ANA BEATRIZ LIMA, DA BAHIA

 

Vídeos 

1° lugar: 183- TERRITORIALIZAÇÃO – BRUNA COUTO NOVAES – SÃO PAULO.

2° lugar:  179- ÁREA RURAL – EVELYN SANTOS, SANTA CATARINA

3° lugar: 184- VOU PEDIR PARA VOCE PARAR – CÂNDIDO MOREIRA 

 

MÚSICA

1° lugar: 103 PREVENIR É O REMÉDIO – IAPONAN FILHO – DE PERNAMBUCO

2° lugar:  102 ANGELA – LUAN FRANCO, DA BAHIA

 

PROSA

1° lugar: 148- A BELEZA ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VE – GABRIELLA UEHARO PEREIRA (SP).

2° lugar:  167- DESCULPAS – AUTORA BIANCA LUIZA DE SÁ E SILVA (SP)

3° lugar: 168- UMA GESTAÇÃO UTÓPICA – DE JÚLIA FELDMANN UHRY – (PR)

 

POESIA

1° lugar: 183- LUANA – JÉSSICA LONGO (PR).

2° lugar:  219- ATRASADA – BIANCA LUIZA DE SÁ E SILVA, DE SÃO PAULO.

3° lugar: 205- ELA É SÓ MARIA NA SALA DE ESPERA – DE  RAÍSSA FONSECA (MG)