Marília abre inscrições para residência em Medicina de Família e Comunidade

16 de novembro de 2017

 

Especialidade médica tem capacidade de solucionar até 90% dos problemas de saúde apresentados pelo paciente nas consultas


A cidade de Marília está com inscrições abertas para residência de Medicina de Família e Comunidade, especialidade que acompanha o indivíduo desde antes do nascimento até os últimos momentos de vida. A Medicina de Família e Comunidade dispensa cuidados integrais ao paciente sempre com foco na pessoa e não na doença. Os médicos de família e comunidade (MFCs) têm capacidade de solucionar 90% dos problemas de saúde apresentados pelas pessoas atendidas e acompanhadas, seja em Unidades Básicas de Saúde, Clínicas de Família, UPAs, AMEs, AMAs, Serviços de Emergência, Pronto-Socorro, independentemente da esfera: pública, privada ou suplementar.


“Os MFCs atuam de acordo com a Atenção Primária, por isso tem essa capacidade de alta resolutividade dos problemas de saúde com o olhar voltado para o indivíduo, família e comunidade, que muitas vezes tem papel impactante. Acompanham as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias”, explica o médico de família e comunidade Thiago Gomes, membro da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), filiada à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC).


É um clínico e comunicador habilidoso em manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 4.000 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade. 
                    
Vagas abertas para residência com início em 2018
As inscrições para a residência em Medicina de Família e Comunidade de Marília estão abertas até dia 17 de novembro. As vagas são oferecidas pela FAMEMA e podem ser conferidas via edital disponível em: https://www.vunesp.com.br/FMMA1702.