SBMFC participa do Congresso Brasileiro de Medicina Hospital em parceria com a SOBRAMH

21 de novembro de 2017

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a cidade de Maceió recebeu o III Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar, realizado com apoio da SBMFC que participou das atividades com foco na transição do cuidado do paciente do hospital para Atenção Primária. 


A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade a convite da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar participou de duas atividades relacionadas à transição do cuidado: uma oficina e uma mesa-redonda. |”Consideramos esse tema extremamente importante para a qualificação da linha de cuidado das pessoas do nosso sistema de saúde, no qual muitas vezes a transição desse cuidado, seja da Atenção Primária para o hospital e do hospital para a casa se dá muitas vezes de forma inadequada, sem continuidade desse cuidado que impacta em uma piora muitas vezes no estado de saúde do paciente, ocasionando idas desnecessárias às emergências, reinternações, readmissões precoces, quando não altera na mortalidade”, explica Thiago Trindade, presidente da SBMFC. 


Durante a programação, a oficina Estratégias de Transição do cuidado: da alta hospitalar planejada à Atenção Domiciliar e Atenção Primária à Saúde, ministrada por Diani de Oliveira Machado, enfermeira que atua na Atenção Primária e Kátia Macário Santos Quintiliano e Sati Jaber Mahmud, médicos de família e comunidade, reuniu mais de 30 pessoas. A Transição do Cuidado (TC) é definida como um conjunto de ações destinadas a assegurar a coordenação e a continuidade dos cuidados de saúde à medida que os pacientes se transferem entre diferentes locais ou diferentes níveis de atendimento no mesmo serviço de saúde. Existem várias evidências na literatura demonstrando que estratégias e intervenções de TC reduzem as taxas de readmissão hospitalar.


Trindade ainda complementa que as duas Sociedades construíram um plano de trabalho para construção de uma diretriz brasileira de transição do cuidado que possa ser amplamente divulgada para os serviços de saúde para melhorar essa comunicação entre os dois níveis de atenção e que as equipes multiprofissionais tanto do hospital, tanto da Atenção Primária, coloquem em prática esse plano de transição do cuidado beneficiando o paciente como as evidências já demostram. Ainda é um trabalho incipiente, especialmente no Brasil, mas acreditamos que o trabalho conjunto da SBMFC e da SOBRAMH, a partir desse primeiro encontro do congresso, irá gerar bons frutos e quem sabe conseguiremos impactar no futuro nas redes de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde.   


“No III Congresso Brasileiro de Medicina Hospitalar firmamos uma parceria científica muito interessante com a sociedade brasileira de medicina de família e comunidade. Realizamos um workshop muito interessante de transição de cuidado como pré-congresso e tivermos uma mesa de transição do cuidado e transição do cuidado com a presença como palestrante do presidente da SBMFC com grande repercussão positiva. Objetivamos nos nossos eventos termos continuamente a parceria com a SBMFC que é muito importante para conectar efetivamente os hospitais com a APS e domicílio”, comenta André Wajner, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar. 


A expectativa é a criação de um fórum de transição de cuidado em Porto Alegre no primeiro trimestre de 2018 com formato de oficina para produção da diretriz brasileira de transição de cuidado.