Encontros nacionais de ensino em Saúde e Espiritualidade são promovidos pelo GT da SBMFC

19 de março de 2018

 

Eventos serão realizados entre 28 e 30 de abril de 2018, na FAMINAS, em Belo Horizonte

Promovidos pelo GT de Saúde e Espiritualidade da SBMFC, o I Encontro Nacional de Ensino-Aprendizagem em Espiritualidade e Saúde e II Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Saúde e Espiritualidade serão realizados entre os dias 28 e 30 de abril, na FAMINAS-BH, localizada à Avenida Cristiano Machado, 12.001 – Vila Cloris, Belo Horizonte/MG. As inscrições estão disponíveis pelo formulário: https://goo.gl/forms/x0YYPT6jp0cMEVYY2. São apenas 150 vagas disponíveis. A programação atualizada está disponível: clique para acessá-la.  

Entre os objetivos do encontro está debater o ensino de saúde e espiritualidade na graduação médica, envolvendo as figuras de discentes, docentes e profissionais estudiosos da educação médica e da temática. A proposta e’ que os participantes, por meio de metodologias ativas, construam um conjunto de competências a importantes de serem adquiridas pelo estudante de medicina ao longo de sua graduação, de modo a oferecer melhor qualificação técnica para a abordagem da temática de saúde e espiritualidade no Brasil.

Outro objetivo é proporcionar a troca de experiências sobre prática e metodologia de ensino direcionados para a abordagem da espiritualidade na saúde, permitindo a capacitação para aplicação na prática cínica e docência. O II Encontro Nacional de Ligas Acadêmicas de Saúde e Espiritualidade é promovido pela Associação de Ligas e Grupos de Estudo de Espiritualidade e Saúde (ALEGREES), que terá sua criação oficializada para possibilitar aos acadêmicos melhor organização em torno da estruturação de seus grupos locais.

“O ensino teórico e prático da relação entre espiritualidade e saúde ainda está muito pouco sistematizado nas localidades em que ele acontece no Brasil. Há pouco consenso sobre as necessidades de aprendizagem e a aplicação metodológica prática para o ensino dessa temática. Por outro lado, as pesquisas com médicos mostram que esse tema muitas vezes é negligenciado na prática clínica devido a falta de conhecimento ou treinamento. Desse modo, construir as competências necessárias para a formação medica se torna essencial para a estruturação de uma proposta adequada de ensino e efetiva capacitação na área”, Janaine Camargo, coordenadora do GT de Saúde e Espiritualidade.

Para confirmar sua vaga, realize depósito bancário relativo a sua categoria profissional para: Banco do Brasil, Agência: 3174-7, Conta: 110791-7, CNPJ: 30.190.219/0001-61, Favorecido: Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Envie e-mail para ensinoespiritualidade@sbmfc.org.br contendo seu nome completo e comprovante de deposito e aguarde e-mail de confirmação.