SBMFC celebra o Dia do Orgulho SUS

21 de março de 2018

Inspirado na Inglaterra como Change Day, o Dia do Orgulho SUS é idealizado pelo Conselho Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e integra o movimento global a favor dos sistemas públicos de saúde do mundo. A data escolhida é 21 de março e para 2018, o mote escolhido é ‘Somos SUS, Somos História, SUS Patrimônio’ e marca o papel fundamental dos profissionais da saúde que atuam no sistema que atende 75% dos brasileiros.

Nas redes sociais, é possível utilizar a máscara da campanha no facebook e fazer postagens com a hashtag #orgulhosus com ações sobre como você contribui no dia a dia com o SUS. Nos anos anteriores, mais de 20 mil pessoas aderiram a causa. Para utilizar a máscara no facebook, acesse facebook/asasrio.saude.

“O Dia do Orgulho SUS é um movimento mundial onde cada profissional, usuário e gestar posta seu compromisso pessoal para o avanço de um sistema público universal”, explica Daniel Soranz, um dos idealizadores da campanha.

A SBMFC reconhece que nesses 30 anos de SUS, foi uma conquista social para a população brasileira devido ao caráter universal. Nessas duas últimas décadas, com a implantação da Estratégia da Saúde da Família, tem sido um modelo bastante efetivo no cuidado da Atenção Primária brasileira. “O SUS como um todo é um sistema de fato responsivo à saúde das pessoas, porém com necessidades de aprimoramento e qualificação do percurso. E para isso dependemos bastante de fontes de financiamentos para que consigamos alcançar um SUS de alta qualidade para todos. Vivemos um momento de congelamento de gastos públicos e isso gera um entrave nas políticas públicas do SUS e mais do que nunca precisamos que usuários e profissionais de saúde e gestores tragam ideias inovadoras para o sistema. A campanha veio no sentido de agregar ideias e pró-atividade de todos na construção do nosso Sistema Único de Saúde e também pelo compartilhamento de experiências do município”, comenta  Thiago Trindade, presidente da SBMFC.