SBMFC divulga fechamento de receita e despesas do 14º CBMFC

29 de março de 2018

A SBMFC divulga o balanço financeiro com fechamento da receita e despesas do 14º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, realizado entre os dias 1 e 5 de novembro de 2017, na cidade de Curitiba. O 14º CBMFC é considerado a maior edição do evento pelos números, quando comparados com as anteriores, de acordo com o número de inscritos e trabalhos submetidos.

Todos os valores do 14º CBMFC, desde a divulgação pré-evento, reunião da equipe e comissão organizadora, palestrantes, atividades culturais, coquetel, materiais gráficos, entre outros, estão contabilizados e divulgados para conhecimento dos interessados. Os custos dos expositores e patrocinadores também estão disponíveis.

Ainda, o presidente do 14º CBMFC, Paulo Poli, reforça que todo o evento foi realizado sem o patrocínio e apoio da indústria farmacêutica e que os 3947 inscritos usufruíram de conteúdo técnico e científico, com aulas práticas e teóricas isentas de influência mercadológica. A SBMFC tem organizado eventos cada vez maiores e mais complexos. Um dos desafios da comissão organizadora é o equilíbrio orçamentário. Congressos médicos de outras especialidades costumam ser financiados pela indústria farmacêutica, os da área de saúde coletiva costumam contar com apoio da gestão pública. A SBMFC tem por princípio não aceitar financiamento da indústria farmacêutica e, nos últimos eventos, recebe proporcionalmente cada vez menos recursos públicos.

“O último Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade teve 82% de suas despesas pagas com as inscrições dos participantes. A compra de stands e de outros espaços de divulgação nos levou a um superávit de 10% em relação ao gasto total, que foi de quase R$ 1,3 milhão. Diversas medidas foram tomadas para oferecer o melhor evento possível com os menores custos, como o apoio à vinda dos palestrantes de acordo com o tipo de apresentação e a venda de copos com a logo do evento. A grande vantagem desse modelo de financiamento é a liberdade que a SBMFC e seus associados têm na definição da programação, na qualidade e na variedade dos debates”, explica Poli que é vice-presidente da SBMFC.

Para acessar o documento de despesas, clique aqui.