Carta de Brasília: Confira documento produzido durante o Fórum Nacional de Atenção Primária

20 de junho de 2018

Durante os dias 14 e 15 de junho de 2018, em Brasília, se realizou o Fórum Nacional de Atenção Primária à Saúde, com o tema “30 anos de SUS e 40 anos de Alma-Ata”.  

O evento foi organizado pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Associação Brasiliense de Medicina de Família e Comunidade (ABMFC), com apoio institucional da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/MS), Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Associação Médica de Brasília (AMBr), e colaboração da Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO). 



O fórum teve como objetivo resgatar a história da Atenção Primária à Saúde (APS) brasileira, discutindo os atuais desafios impostos ao Sistema Único de Saúde (SUS), e a contribuição da Medicina de Família e Comunidade na sua qualificação, a partir da identificação de desafios e potencialidades para fortalecimento do SUS e APS, propondo um modelo avançado de APS para o futuro que atenda as demandas e necessidades de saúde da população brasileira.  


O evento foi pensando num momento alusivo aos 40 anos da Declaração de Alma-Ata e 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS), por uma necessidade de gerar uma reflexão coletiva sobre os avanços da implementação da APS no Brasil, com suas fortalezas e seus desafios de superação, construindo-se propostas concretas em vistas à consolidação de um sistema de saúde universal com APS abrangente, ofertada através da Estratégia Saúde da Família de alta qualidade, conformada por equipes com especialistas em Medicina de Família e Comunidade e Enfermeiros de Família e Comunidade. 


Neste sentido, no segundo dia do fórum foram propostos 5 grupos de trabalho. Cada grupo produziu uma série de recomendações em eixos distintos. As principais recomendações estão descritas nesta carta, as demais serão publicadas pela SBMFC, em um futuro breve, no formato de um documento mais amplo. 


Seguem as recomendações e considerações propostas pelos 5 grupos e apresentadas em plenária. Clique no documento para acesso.