SBMFC apresenta atuação e aspectos da Medicina de Família e Comunidade em reunião na AMB

21 de setembro de 2018

Representando a SBMFC, o diretor científico da entidade, Giuliano Dimarzio, apresentou palestra sobre relevância da Medicina de Família e Comunidade e da Atenção Primária para a saúde pública e privada aos participantes da reunião do Conselho Científico, na sede da Associação Médica Brasileira, na capital paulista, dia 18 de setembro, com representantes de diversas entidades de especialidades médicas. 


Dimarzio aponta que a palestra foi necessária, pois entende-se que há um desconhecimento sobre o que é a Medicina de Família e Comunidade e a relevância da Atenção Primária à Saúde. Por esse motivo, foi tomada a decisão de trazer o tema para os colegas das outras especialidades, durante a reunião do conselho. 


“Após a palestra, alguns participantes agradeceram a exposição, devido a falta de clareza de alguns conceitos, principalmente sobre prevenção quaternária, que quase ninguém nunca ouviu falar. Foi possível apontar aspectos da atuação da Medicina de Família e Comunidade sobre medicina rural, atendimento domiciliar e cuidados paliativos, ou seja, já temos Grupos de Trabalhos da SBMFC que produzem artigos, trabalhos e eventos sobre esses determinados assuntos, além de muitos outros. E não há conhecimento de todo esse trabalho desenvolvido. E a intenção da participação na AMB foi apresentar o que é a medicina de família, além das  bases epistemológicas, filosóficas e científicas e trazer a valorização da especialidade para a Atenção Primária no Brasil, independentemente do sistema, público ou privado”, explica o médico de família e comunidade. 


Para Antonio Carlos Palandri Chagas, diretor científico da AMB, foi um privilégio receber a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e está muito claro que o Brasil é um país que precisa muito da especialidade, conforme aspectos apontados na apresentação. 


Sobre a participação das sociedades de especialidades médicas nas reuniões do conselho da AMB, Chagas aponta que é de maior importância. “A AMB é o conjunto de todas as especialidades médicas e o objetivo do nosso conselho científico é trazer os avanços, novidades e principalmente integrar as várias especialidades médicas, fazendo com que o exercício profissional da nossa medicina seja da melhor qualidade possível. Temos certeza que todas as especialidades médicas falando a mesma linguagem no sentido de qualidade, especificidade e conjunto, o paciente que é o nosso objetivo maior da medicina estará sendo cada vez melhor atendido”, argumenta. 


No momento atual, uma das maiores preocupações da AMB é a valorização do especialista médico, pois é um profissional que, além da graduação em medicina, pode desenvolver um período longo de residência médica e posteriormente, até um período de subespecialização. Depois de passar por provas e avaliações, o médico recebe, junto à sua sociedade de especialização e a AMB, o seu titulo de especialista. Isso faz com que seu profissional seja verdadeiramente valorizado e com que o paciente seja resguardado. Poi quando precisará fazer um procedimento específico, estará fazendo com aquele que realmente teve treinamento e expertise para a realização.