Começou a vacinação contra H1N1

8 de março de 2010

Começou nesta segunda-feira (8), a vacinação contra a gripe H1N1, pandêmica em todo o Brasil. Dividida em quatro etapas, a campanha nacional de vacinação contra o vírus H1N1, organizada pelo Ministério da Saúde (MS), vai até 7 de maio e pretende imunizar cerca de 62 milhões de pessoas, de acordo com o ministro da saúde, José Gomes Temporão.

Na etapa inicial, de 8 a 19 de março, serão vacinados os profissionais da saúde como médicos e enfermeiros além da população indígena. Na segunda etapa, de 22 de março a 2 de abril, pessoas com doenças crônicas, como obesidade mórbida, diabetes e crianças maiores de seis meses e menores de dois anos também serão imunizadas.

A terceira etapa da vacinação, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, imunizará adultos de 20 e 29 anos. Na última fase, de 24 abril a 7 de maio, serão vacinados apenas idosos com doenças crônicas. É importante reforçar que o objetivo da vacinação não é conter o vírus da gripe pandêmica, já que ele está presente em pelo menos 213 países e territórios, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Informe-se pelo Portal da Saúde