Cuidados com o idoso é tema de encontro nacional

23 de março de 2010

O Ministério da Saúde forneceu 13 milhões de unidades da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, desde 2007, segundo balanço realizado durante o Encontro Nacional de Coordenadores de Saúde do Idoso, realizado em Salvador (BA). A publicação registra o histórico de saúde e acompanhamento dos cidadãos com mais de 60 anos, além de trazer informações importantes sobre os cuidados com essa população.

Com essas ações, o Ministério espera aumentar o controle sobre doenças e agravos, reduzir as incapacidades e dependências do idoso e evitar progressão para seqüelas e complicações. Segundo o inquérito do Sistema de Vigilância de Violência e Acidentes (Viva), o índice de quedas e acidentes de trânsito continua sendo um importante fator de risco para a saúde da população com mais de 60 anos.

Elas representam 61% e 14%, respectivamente, dos 3.209 atendimentos de idosos notificados em serviços de urgência e emergência. Os tipos de violência contra idosos mais comuns notificados pela vigilância são: 92% física e 20% psicológica. Quanto ao perfil dos agressores, em 34% dos casos trata-se de um familiar. Os dados foram apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – BA.