Presidente da SBMFC comemora discussões sobre ensino médico durante primeiro dia do XII ENEM

28 de julho de 2010

O presidente da SBMFC, Dr. Gustavo Gusso, foi à Brasília para representar a classe de médicos de família e comunidade no primeiro dia (28/07) do XII Encontro Nacional de Entidades Médicas, o ENEM. Dr. Gusso posicionou-se em relação ao atual processo de formação médica, tema central das discussões deste ano, e comemorou o desfecho do debate. "Houve uma conquista histórica: aprovação da moção de que todos os egressos da gradução devem cursar residência em pelo menos alguma área básica, dentre elas a MFC”, defendeu.

Apesar de ser apenas uma proposta e faltar um longo caminho para ser colocada em prática, o presidente considera um grande avanço o fato da categoria já aceitá-la. “Outro ponto positivo é a imagem da especialidade de MFC entre os colegas de outras categorias, ganhamos mais credibilidade e estamos em constante melhoria”, explica.

Na ocasião, estavam presentes também o diretor de exercício profissional da SBMFC, Cleo Borges, e a presidente da Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), Zeliete Zambon, além de outros especialistas em MFC representantes de diversas entidades da especialidade.