Parceria entre Brasil e Canadá promove APS

1 de outubro de 2010

Foi realizado de 26 a 28 de julho, o Seminário de Avaliação do Projeto de Aperfeiçoamento da Gestão da Atenção Primária (Projeto AGAP), em Brasília (DF). No encontro, foram analisadas as ações de intervenção produzidas durante os três anos de duração do projeto, iniciado em julho de 2008 e com término previsto para dezembro de 2010. O diretor da iniciativa no Canadá, Yves Talbot, destacou que o AGAP é mais do que um projeto, é uma vida partilhada. “Nosso objetivo é melhorar a APS e já tivemos ações maravilhosas com ótimos resultados.”

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), da Secretaria de Atenção à Saúde, Claunara Schilling Mendonça, falou sobre a importância da parceria entre Ministério da Saúde – por meio do DAB, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e Universidade de Toronto (Canadá), que incentivam o aprendizado e a cooperação.

Segundo Claunara, a parceria com o Canadá contribui para os desafios da Atenção Primária no Brasil e os gestores responsáveis pelos trabalhos nos municípios são agora responsáveis por gerir o conhecimento adquirido. Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Agência de Cooperação Internacional Canadense (CIDA), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e Universidade de Toronto (Canadá).