“Hospitalistas” conquistam espaço em hospitais privados brasileiros

24 de novembro de 2010

Começa a ser ampliada no País a atuação dos chamados médicos hospitalistas, especialistas que cuidam exclusivamente dos pacientes internados, decidindo desde o antibiótico ao tipo de alimento.

De acordo com reportagem publicada pelo jornal “Folha de S. Paulo” de 19 de novembro, pelo menos oito hospitais no País incluíram em seu corpo clínico o hospitalista. Nos Estados Unidos o profissional está presente em instituições de renome como Mayo Clinic, John Hopkins Hospital e instituições da Harvard Medical School.

O presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, apoia a atuação destes especialistas na medicina interna (internal medicine), como são conhecidos em todo mundo e reforça a importância do trabalho do MFC como responsáveis pelo atendimento geral, em postos de saúde e consultórios particulares, prestando atendimento a população, independente da patologia.

Gusso reiterou: “Os internistas são reconhecidos por seu conhecimento em medicina interna, ou seja, de dentro do hospital, enquanto nós, os MFCs, atuamos na outra ponta. Ambos contribuem para o fortalecimento da qualidade da Saúde do País”. Leia a reportagem da Folha

É possível enviar comentários sobre a atuação dos internistas no SBMFC Groups. Escreva!