III Congresso Paulista de MFC

13 de dezembro de 2010

Mais de 900 pessoas estiveram presentes no III Congresso Paulista de Medicina de Família e Comunidade, de 2 a 5 de dezembro, em Águas de Lindóia (SP). Organizado pela Associação Paulista de Medicina de Família e Comunidade (APMFC), o evento trouxe renomados palestrantes que abordaram temas atuais envolvendo a Atenção Primária e o trabalho do MFC. “Não foi só um Congresso médico e sim multiprofissional que abordou da teoria à prática, enfocando inclusive gestão na área de saúde”, afirma a presidente da Associação, Zeliete Zambon.

O consultor independente da área de saúde, Eugênio Vilaça (foto), destacou em sua apresentação a importância do Programa Saúde da Família no Brasil e o comparou com outros países. “Nosso sistema acolhe uma equipe multidisciplinar e trabalha com o critério de colaboração e não competição, como no Canadá”. Em sua visão, o programa se mostra superior, porém é insuficiente para resolver todos os entraves da Atenção Primária. “O PSF não é um problema sem solução, é uma solução com problema.”

Diversos temas também foram abordados ao longo dos quatro dias, como modelos de Atenção Primária; cuidados paliativos; saúde mental; cuidado individual, familiar e comunitário; Atenção Primária que Queremos; entre outros. Segundo a presidente, o próximo evento está previsto para 2012, local a definir por meio de enquete entre os associados.

Outros encontros da especialidade realizados em Dezembro de 2010

2º Congresso Sul-Brasileiro

I Congresso Nordesde de MFC e III Cearense