Novo ministro da Saúde recebe presidente da SBMFC

5 de janeiro de 2011

No último dia 3 de janeiro, o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, esteve presente na posse do Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizada em Brasília (DF). Para Gusso, foram abordados no discurso do Ministro importantes aspectos da Saúde como as contradições do SUS, como a convivência dos sistemas público e privado, a necessidade de fortalecer o controle social e melhorar o acesso da população ao sistema.

No dia seguinte, o presidente da SBMFC foi recebido por Padilha no seu primeiro dia de trabalho junto com outras lideranças do Movimento pela Reforma Sanitária e pode enfatizar dois pontos dissertados pelo Ministro. Primeiro, que a grande fortaleza do SUS é o acesso, mas também sua maior deficiência. E, em segundo, o fato de ser possível respeitar as diversidades regionais na construção das Políticas de Atenção Primária, mas é fundamental que o governo regule dizendo o que pode e o que não pode ser feito. Gusso ressaltou como exemplo que deve ser obrigatório a manutenção do modelo de equipe multiprofissional com variadas composições de acordo com a demanda local, mas contando sempre com um enfermeiro e um médico de família e comunidade.

“O Ministro concordou com as colocações e reiterou sua preocupação com o fortalecimento do controle social. A SBMFC está bastante otimista em especial com a equipe de secretários escalada que é extremamente técnica e com um grande histórico de serviços prestados a nação”, relatou Gusso.

 

Leia aqui o discurso do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na íntegra (reproduzido pelo portal do MS)

Confira também: Projeto Diretrizes será prioridade de novo Governo