Projeto Diretrizes x Conflito de Interesses

11 de fevereiro de 2011

Em matéria publicada no caderno Cotidiano da ediçao de quinta-feira (03/02) do jornal Folha de S. Paulo, foi apontado de forma generalizada o fato de especialistas envolvidos na elaboração do Projeto Diretrizes terem ligações com a indústria farmacêutica, o que denotaria existência de conflito de interesses. (leia na íntegra)

Diante da afirmativa de que todos estariam sob influência, o presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, encaminhou nota a repórter responsável pela redação da reportagem, esclarecendo que a Sociedade tem consciência da existência de conflitos de interesse na produção de pesquisas, artigos científicos ou elaboração de diretrizes e condena tal prática. “Nenhuma das nossas ações como Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade ou Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade aceitamos qualquer incentivo direto ou indireto da indústria farmacêutica. Como também participamos do Projeto Diretrizes é importante ressaltar que nem todas as entidades envolvidas possuem este conflito e não cabe, portanto, a generalização”, relatou no documento.

Até o presente momento, a SBMFC participou da elaboração de 13 diretrizes publicadas e, em todos eles, declarou inexistência de conflito de interesses.