Propaganda de alimentos e bebidas terá novas regras

16 de dezembro de 2009

Novas regras para a propaganda de alimentos e bebidas em revistas, jornais, televisão, rádio e Internet serão estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) até o fim deste ano. De acordo com a nota da instituição, a publicidade dos produtos deverá conter frases informativas, a exemplo do que ocorre com os medicamentos, como alerta às consequências para o consumo excessivo de bolachas recheadas, chocolate, dentre outros. Em comerciais infantis, por exemplo, o narrador deverá ler a frase que alerta sobre os altos índices de açúcar do produto e as consequências da ingestão excessiva, como o aumento do colesterol e a obesidade.

Além disso, as propagandas dirigidas ao público infantil só poderão ser veiculadas entre as 21h e às 6h. Ficarão proibidos também as animações e o uso de personagens de desenhos infantis nos comerciais. Segundo a gerente-geral de Fiscalização de Propaganda da ANVISA, Maria José Delgado, a decisão se baseia no aumento da incidência de doenças crônicas no País, como diabetes e hipertensão.