Lançado Caderno de APS nº. 30 – Procedimentos

6 de julho de 2011

Acaba de ser lançado o Caderno de Atenção Primária à Saúde nº. 30 (CAP 30) – Procedimentos. A elaboração do material contou com a coordenação e colaboração de inúmeros MFCs, como Nulvio Lermen Junior, Juliana Oliveira Soares, responsáveis pela coordenação técnica geral; Daniel Knupp, Guilherme Nabuco Machado, Juliana Oliveira Soares, Marco Túlio Aguiar Mourão Ribeiro, Patricia Sampaio Chueiri, Ricardo César Garcia Amaral Filho, na revisão técnica; entre tantos outros (confira no editorial lista completa).

De acordo com o Lermen Jr., “este caderno, o terceiro da série a sair com novo nome de “Caderno de Atenção Primária”, faz parte de um grupo de publicações elaboradas especialmente para as equipes de Saúde da Família no intuito de servir como instrumento de apoio didático e, ao mesmo tempo, como indutor de ações que muitas vezes não vinham sendo realizadas por falta de conhecimento técnico ou por desconhecimento do papel a ser desempenhado por cada equipe que ateu na APS”.

Com tiragem de 35 mil exemplares, a primeira edição será distribuída a todas as ESFs do Brasil. Além do caderno, as equipes receberão vídeos com alguns dos procedimentos descritos no material. As gravações poderão ser acessadas também no portal do DAB. Nesta edição, são abordados alguns procedimentos clínicos e cirúrgicos que podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de forma eletiva ou durante o atendimento à demanda espontânea, além de elencar, de forma objetiva, equipamentos, materiais, medicamentos e insumos que devem estar presentes em todas as UBS.