Vagas residência – UFMG abre 300 vagas para especialização gratuita

10 de janeiro de 2012


De 1º a 16 de janeiro, estarão abertas as inscrições ao edital de seleção do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF). Promovido pelo Programa Ágora, do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, o curso oferece 300 vagas. Duzentas e setenta e cinco são destinadas a médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas vinculados à Estratégia de Saúde da Família. Outras 25 serão disponibilizadas a profissionais de Educação Física inseridos nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASFs).

Ofertado gratuitamente a distância, o curso chega a sua 7ª edição com vagas distribuídas em 9 Polos Presenciais de Apoio à Educação Superior: Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompeu, Teófilo Otoni e Bom Despacho – que acaba de ser incorporado à lista. “Há algum tempo a prefeitura da cidade vinha nos solicitando a oferta do curso por lá. Este ano foi possível atender à demanda. Esperamos, com isso, reforçar o atendimento às necessidades de educação permanente do oeste mineiro”, afirma Edison Corrêa, coordenador do Programa Ágora.

Processo seletivo


Os interessados em concorrer às vagas devem ler atentamente o edital de seleção – disponível AQUI. Em seguida, devem preencher a ficha de inscrição (disponível on-line em www.nescon.medicina.ufmg.br/agora a partir de 1º de janeiro) e reunir os documentos exigidos no edital. O próximo passo é enviar o material pelo correio à Secretaria de Cursos do Nescon, situada à Avenida Alfredo Balena, 190 – 7º andar/sala 716 com aviso de recebimento.

A seleção constará de duas etapas: análise de currículo e entrevista. A lista com os aprovados na primeira etapa será divulgada até 24 janeiro nos sites do Nescon, do Programa Ágora e no polo para o qual o candidato se inscreveu (confira AQUI os endereços dos polos). O resultado final sai até 8 de fevereiro, nos mesmos veículos e locais. O início das aulas está previsto para 3 de março.

CEABSF

O Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) é uma pós-graduação lato-sensu financiada pelo Ministério da Saúde, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e Ministério da Educação. Criada em 2008, insere-se no contexto do Sistema Universidade Aberta do SUS (UNASUS), atendendo às necessidades de qualificação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde.

Desde sua primeira edição, o CEABSF já ofertou 2025 vagas, qualificou 602 profissionais em mantém outros 964 em processo de formação. Trata-se do programa com maior contingente de profissionais qualificados para a Atenção Primária do País.

SERVIÇO

Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF)
SEM CUSTO. GRATUITA

Vagas: 300
Inscrições: 1º a 16 de janeiro
Públicos: médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas.
Edital: Clique aqui
Modalidade de oferta: a distância
Polos presenciais: Araçuaí, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Lagoa Santa, Pompeu, Teófilo Otoni e Bom Despacho.

Fonte: Assessoria de Imprensa Nescon UFMG