Fortalecimento da especialidade é foco do I Congresso Norte de MFC

13 de abril de 2012

Entre os dias 22 e 25 de abril será realizado o I Congresso Norte da Medicina de Família e Comunidade, organizado pela Associação Paraense de Medicina de Família e Comunidade (APAMFC) com o apoio da SBMFC e Ministério da Saúde. O encontro acontece no Hangar Convenções em Belém do Pará, de forma simultânea ao XVI Congresso Médico Amazônico, considerado o mais importante da região, por sua abordagem multiprofissional e interdisciplinar.

De acordo com o presidente da APAMFC e do Congresso, Yuji Magalhães Ikuta, um dos objetivos é fortalecer, aprimorar e divulgar a especialidade, bem como discutir os assuntos ligados a Atenção Primária em âmbito global. "A cobertura da ESF no Pará é uma das piores, sendo que em Belém é de 17% aproximadamente, o que demonstra ser esta uma política que ainda necessita de muito apoio”, relata Ikuta.

O encontro contará com a participação de convidados de todas as regiões do país e abordará a medicina rural, que contará com a presença de palestrantes de Manaus, do Rio de Janeiro e de São Paulo; as perspectivas do Telessaúde no Amazonas; as experiências da APS na graduação; saúde mental; redes de atenção com base na APS; evolução dos programas; os novos rumos no Brasil e modelos internacionais, entre outros. Confira calendário de encontros científicos

 

Leia tambémIII Congresso Sul-Brasileiro de MFC traz à discussão os desafios na relação médico-paciente