Começa nesta segunda-feira, 11, o XXVIII Congresso do Conasems

1 de agosto de 2012

Maceió se prepara para receber na próxima semana, o XXVIII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e o IX Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não Violência do Conasems. A expectativa é reunir cinco mil participantes, entre gestores, técnicos, usuários e pesquisadores do SUS, para debater e mapear os desafios em torno da sustentabilidade do SUS, como, adesão pela população no município a um sistema de saúde regional, com acesso à atenção integral e qualificado. O encontro contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, representantes das secretarias do Ministério da Saúde, senadores alagoanos, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.

Com o tema "Sustentabilidade do SUS", o Congresso já se define como um dos maiores espaços de mobilização, discussão e troca de experiências entre os participantes e tem como objetivo principal aprofundar questões sobre a política de saúde visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde – SUS.

Ao longo dos quatro dias de evento serão desenvolvidas oficinas, seminários, cursos, lançamentos de publicações, painéis, e Café com Ideias abordando diversos temas ligados à saúde pública e às políticas de saúde, ao Sistema Único de Saúde e principalmente, à gestão municipal de saúde. Além dessas atividades, o Congresso contará ainda com a Feira BRASIL Aqui tem SUS, onde serão montados estandes de diversas instituições que vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS. Durante o Congresso, ocorrerá ainda, reunião ordinária da Comissão Intergestores tripartite.

Para o presidente do Conasems, Antônio Figueiredo Nardi, a participação de todos é fundamental para o bom andamento do SUS nos municípios brasileiros. "O encontro é uma oportunidade para todos que vivem o Sistema Único de Saúde, pela diversidade de informações sobre as diretrizes e políticas do governo federal, estados e municípios, aplicadas atualmente no país. Presente nos debates, mesas, oficinas e palestras o gestor fica munido de conhecimento tem autonomia para apresentar soluções aos desafios impostos na saúde pública de sua cidade", ressaltou o presidente.

Nardi lembra que do último congresso, em 2011, para cá, o cenário da saúde publica brasileira vem sendo marcado por diversas mudanças conjunturais e desafiantes para o gestor municipal, como, o Decreto Presidencial 7508, a Lei Federal 12.466 e a Lei Complementar 141. "O Congresso também é uma oportunidade de debatermos e refletirmos sobre este novo campo normativo do SUS".

"Este ano ainda teremos as eleições municipais que também nos estimula a discutir uma plataforma republicana para a defesa do SUS a ser levada a todos os 5564 municípios brasileiros", destaca Nardi.

Pedro Madeiro, presidente do Cosems de Alagoas e vice-presidente do Conasems, acredita que Congresso em Maceió vai entrar para a história dos grandes eventos do Conasems. "Teremos a participação ativa do Ministério da Saúde, de autoridades de todas as esferas de governo, além dos secretários de saúde de todo o país, todos fazendo um importante debate sobre as políticas do SUS. Estamos honrados em sediar este Congresso em nossa capital e acreditamos que ele vai nortear muitos gestores sobre as boas práticas de saúde", enfatizou.