Formação em MFC será um dos motes do II CNMFC

10 de setembro de 2012

A menos de um mês de seu início, a segunda edição do Congresso Nordeste de Medicina de Família (CNMFC), acontece juntamente com o V Congresso Nordestino de Educação Médica (CONEM), nos dias 20 a 23 de setembro, na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa (PB).

Para o presidente do II CNMFC, Marcos Vasconcelos, a realização conjunta dos congressos irá contribuir para fomentar a discussão sobre como estimular a formação de MFCs na região, que é um dos principais objetivos do Nordeste de MFC. “Esta proximidade facilitará nosso debate sobre quais profissionais desejamos formar e como despertar o interesse dos estudantes para a especialidade e prepara-los para a atuação na APS e nas ESFs”, relata.

Vasconcelos lembra que a região nordeste, apesar de apresentar uma das melhores coberturas da Equipe Saúde da Família (ESF), ainda não contempla a estrutura ideal, um a vez que grande parte não é composta por um médico de família e comunidade. “Apesar do aumento de ESFs na região, o déficit de MFCs no Nordeste ainda é preocupante”. Participe do II CNMFC. Acesse