Saúde da Mulher na Saúde Pública

21 de fevereiro de 2014

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08/03) e como parte da disciplina de graduação Gênero, Raça/etnia, Sexualidades e Saúde Pública, será realizado o seminário A Saúde da Mulher na Saúde Pública – 30 anos do PAISM, no Auditório João Yunes da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), no dia 13 de março.

Co-organizado pelo Departamento de Saúde Materno-Infantil, em conjunto com a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, o GT de Gênero da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), e organizações da sociedade civil, o seminário tem como objetivo discutir as definições conceituais, tendências epidemiológicas e estratégias de organização da assistência ao parto com base em evidências e em uma perspectiva centrada na mulher.

Na ocasião, o professor e ex- presidente da SBMFC, Gustavo Gusso, conduzirá apresentação sobre câncer de colo e de mama – políticas de saúde, da prevenção primária à quaternária.

Confira a programação:

Câncer de colo e de útero – direitos das mulheres e saúde pública

9:00 – Abertura e boas vindas

9:15 – Introdução:  porque este seminário, e o lugar das políticas de saúde das  mulheres na Saúde Pública no Brasil  – uma reflexão rápida sobre os 30 anos do PAISM. Profa. Simone Diniz / FSP-USP

9:30 –Epidemiologia  dos cânceres femininos – Porque a incidência e a mortalidade por câncer de colo têm diminuído, e do câncer de mama tem aumentado? Um balanço das políticas de saúde e seus resultados. Faculdade de Saúde Pública (a confirmar)

9:50 – Câncer de colo e de mama – políticas de saúde da prevenção primária à quaternária – prof. Gustavo Gusso (SBMFC)

 10:10 – Prevenção do câncer de colo e de mama, direito das mulheres à informação e escolha informada, e o lugar da mamografia e da vacina contra o HPV – Profa. Tânia Lago (FM-SCM)

10:30-10:45 – Coffee Break

10:30 – 12:00h – Debate – coordenação: Maria Novaes (FM – USP, a confirmar)

Comentário convidado (5-10´): Direitos humanos, escolha informada em saúde, e assistência não informada ou não consentida (Priscila Cavalcanti, GEMAS)

Direitos reprodutivos, direitos das mulheres e a transição epidemiológica e nutricional

13:45h – MicroBirth – uma campanha de saúde pública sobre parto, microbioma e epigenética, e sua relação com as doenças crônicas (trailer-bônus, legendado).

14:00 – Boas vindas e introdução:  Direitos das mulheres, maternidade e saúde pública – o impacto da assistência ao parto na transição epidemiológica e nutricional. Profa. Simone Diniz / FSP-USP

14:15h – Filme: o Renascimento do parto (Érica de Paula, Eduardo Chauvet, 2013)

15:45 – Coffee-break

16:00 – 17:30 – Debate – coordenação profa. Camilla Schneck (EACH)

Comentários convidados (5-10´):

– Violência obstétrica e direito das mulheres à informação e ao consentimento informado no Brasil (Defensoria Pública)

– Iniciativas do Judiciário para mudança nas práticas de assistência (OAB Mulher)

– Os movimentos sociais pelas mudanças nas práticas de assistência (Rede Parto do Princípio)

– Parto e Direitos Sexuais e Reprodutivos (Artemis)