SUS incorpora novo medicamento para esclerose múltipla

9 de setembro de 2014

 O Ministério da Saúde anunciou a incorporação de um novo medicamento para o tratamento da esclerose múltipla no Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do primeiro medicamento oral para a doença que afeta aproximadamente 30 mil brasileiros. A incorporação do fingolimode representa uma conquista para os pacientes que passarão a contar com toda a linha de tratamento no SUS. A previsão é que o Ministério da Saúde invista, neste ano, R$ 185,9 milhões no atendimento aos pacientes com a doença.

 A estimativa é que o novo medicamento esteja disponível na rede pública de saúde a partir de janeiro de 2015. Até então, todo o tratamento para a esclerose múltipla era feito por meio de medicamentos injetáveis. A esclerose múltipla é uma doença crônica autoimune que atinge o sistema nervoso central. A taxa de prevalência, no Brasil, é de aproximadamente 15 casos por 100 mil habitantes.

 O novo medicamento é mais uma alternativa de tratamento aos pacientes que não responderam aos medicamentos já disponibilizados na rede pública. Para receber o medicamento, o paciente deve ter apresentado resistência ou não ter apresentado resposta aos tratamentos com o betainterferona e glatirâmer, e a impossibilidade do uso de natalizumabe, além de não apresentar contraindicação ao uso de fingolimode.

 Fonte: Ministério da Saúde