O Globo publica texto sobre Clínica da Família

3 de março de 2015

Em 23 de fevereiro o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, publicou o texto abaixo sobre uma unidade de Clínica da Família localizada dentro da comunidade da Rocinha. Confira na íntegra.

 Exemplo de saúde pública

Clínica da Família Maria do Socorro tem uma administração que está preocupada com a totalidade do atendimento médico

Tive recentemente a oportunidade de conhecer a Clínica da Família Maria do Socorro, localizada na Estrada da Gávea, dentro da comunidade da Rocinha. O que se vê nesta unidade é um exemplo para todos nós, cidadãos, de como deveria estar sendo exercida a saúde pública em nosso país.

Local simples e extremamente agradável, limpeza exemplar, preocupação administrativa com o bem-estar dos pacientes, medidas para evitar filas que se tornem um estorvo para quem lá estiver e orientação dos pacientes em relação ao seguimento dos tratamentos. Tive a oportunidade de interação com vários desses pacientes e pude ver que a satisfação era total.

 

O mesmo pude sentir em relação aos funcionários que lá trabalham e à equipe médica responsável por todos os passos de atendimento. Médicos muito bem preparados, com uma cultura médica que não se prende a segmentos ou tecnologias, com conhecimentos importantes, além da esfera médica e com o desejo de continuar sua formação e aquisição de novos conhecimentos.

 

Podemos ainda ver, acima de uma unidade de saúde, uma administração que está preocupada com a totalidade do atendimento médico pautado nos princípios e na ética da Medicina e no acolhimento e satisfação daqueles que lá são atendidos.

 

É um belo retorno à Medicina nas suas essências humanística e social, hoje, cada vez mais, transformada em um comércio que se vale da má formação dos médicos, do descaso de boa parte dos dirigentes e do aproveitamento por aqueles que estão à sua volta, em seu detrimento. Dinheiro, gestão, escala etc. passam a dominar o noticiário e, com frequência, o paciente nem é citado.

 

Com absoluta isenção política, gostaria de cumprimentar alguns dos responsáveis por esse belo trabalho: meus colegas Hans Dohmann, por cinco anos secretário de Saúde de nosso município, pelo belo trabalho, e Daniel Soranz que ora assume a secretaria e que há tempos está comprometido com esse trabalho. E meus cumprimentos extensivos ao nosso prefeito, Eduardo Paes, com o apoio que dá a esses passos. Em nome de nossa população, gostaria de agradecer essa bela obra.

Podemos assim esperar que a saúde pública em nossa cidade volte a ser a melhor do país. E assim fazermos valer o que diz a Constituição Federal de 1988, a chamada Constituição Cidadã, que em seu artigo 196 diz que: “A saúde é direito de todos e dever do Estado”. E também o que diz o Código de Ética Médica de 2008 em seu artigo 1º: “A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza”.

*Luiz Roberto Londres é diretor-presidente da Clínica São Vicente

Leia mais: http://ow.ly/JJTbd